domingo, 15 de maio de 2011

A maioria da população da região de Caravelas acompanhou de perto o processo para início da dragagem no Canal do Tomba, mas ainda têm interesse em entender melhor os procedimentos e impactos envolvidos. Leia para saber mais:

O que é dragagem e para que serve?
              A draga é um tipo especial de embarcação e sua função mais comum é a de aprofundar portos e vias navegáveis removendo parte do fundo do mar ou do leito dos rios e canais. Geralmente junto à draga operam outros equipamentos para recolhimento e descarte do material extraído.
Em Caravelas a empresa Fibria vem realizando, desde fevereiro de 2002, a dragagem do acesso ao Canal do Tomba com o objetivo de obter o calado e dimensões necessárias para garantir a segurança aquaviária, possibilitando manter em funcionamento o Terminal de Barcaças Luciano Vilas Boas Machado, que a empresa mantém às margens do rio Caravelas para transportar toras de eucalipto em navios-barcaça até a fábrica da empresa, que fica no município de Aracruz, no Espírito Santo.
Antes do início das operações de dragagem e descarte foram realizados vários estudos ambientais que definiram responsabilidades, critérios básicos e diretrizes gerais para o início das atividades e seu acompanhamento. Isto significa que para que a dragagem aconteça, existem algumas condições que têm que ser respeitadas.
Além de serem tomadas as devidas precauções e respeitada a legislação ambiental brasileira, a licença de operação da dragagem prevê 21 condicionantes ambientais específicas, como o monitoramento das taxas de deposição de sedimentos nas áreas de recifes do sul do Banco de Abrolhos; a preservação das áreas de recifes de corais; o monitoramento do boto-cinza; projetos de Educação Ambiental e relacionados à cadeia pesqueira na região, como é o caso do Projeto Caravelas Empreendedora, voltado principalmente para a comunidade de pescadores e pescadoras artesanais e à melhoria da condição da atividade produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário