domingo, 15 de maio de 2011

O Mundo e as Catástrofes o que está acontecendo com o Planeta Terra?  



Nas últimas décadas o planeta vem sofrendo grandes intervenções da natureza, essas manifestações chocam a maioria das pessoas pela intensidade e freqüência com que vem ocorrendo atualmente. No Brasil, a Amazônia, que detém 20%, da água doce da terra, sofreu em 2005 uma grande seca. Em 2008 choveu muito no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, o que deixou muitas pessoas sem moradia, famílias inteiras perderam suas vidas. No Nordeste, em 2009, mais enchentes e muitas cidades arrasadas. No Rio de Janeiro duas grandes tragédias, a primeira ocorreu em 2010; um grande deslizamento de terra levou abaixo o Morro do Bumba.  Como se não bastasse, em 2011, mais um desastre de maiores proporções atinge o estado; os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Itaipava e Petrópolis foram duramente castigados pela enxurrada, sendo esta a maior a tragédia já ocorrida no país. Por fim, no dia 11/03/11, o Japão foi literalmente abalado por um terremoto, com 8,9 graus de magnitude na escala Richter, foi o mais forte terremoto registrado no Japão e o sétimo na história do mundo, na seqüência uma onda (tsuname) com mais de 10 metros de altura invadiu a pequena cidade de Sendai, tirando centenas de vidas. Os fortes abalos atingiram a Usina Atômica de Fukushima, deixando as autoridades preocupadas com a possibilidade de vazamento de radiação.
Diante desses acontecimentos, o jornal O Samburá, quis saber: na sua opinião, o que está acontecendo com o Planeta Terra? Para a professora de Português e Inglês Isacarle Antunes da Silva, gradua em letras pela UNEB, esses fenômenos não são recentes, eles acontecem há muito tempo, em vários lugares do mundo. “Existem pessoas que pensam ser castigo de Deus, outros, como eu, acreditam que isso é algo natural, e que sempre irá acontecer. É claro que o descaso com a terra agrava mais esses fenômenos, acarretando grandes tragédias”, diz a professora.
Já para o coordenador pedagógico, Reginaldo Soares, os acontecimentos naturais não são privilégio da atualidade, mas sempre existiram e continuarão existindo, por que estão vinculados às forças da Natureza. “Infelizmente, muitos destes fenômenos estão acontecendo com mais intensidade por causa dos seres humanos, que não cuidam da Natureza, não zelam da casa que é o Planeta Terra. A natureza pode até matar, como aconteceu com o maremoto, no Japão, mas ficou evidente que a preocupação das autoridades mundiais estava com o reator da Usina Nuclear, que poderia matar muito mais”, concluiu Reginaldo. Na opinião das alunas da 7ª série do Colégio Dep. Afrízio Vieira Lima, Gabriele Costa Lírio e Ellen Mª Santos Portela, muitas pessoas fazem estes questionamentos por que estão acontecendo essas destruições no mundo, porém, ninguém chega a uma conclusão. Existem vários palpites e isso tudo acontece devido às ações do homem, que só destroem. “Aí vem terremotos, o clima mudando de uma hora para outra, morros descendo e tsuname. Se o ser humano fosse mais consciente, o mundo não estaria assim, o resultado é esse, destruição, destruição, destruição!, enfatizam as alunas.
A verdade é que as catástrofes vão continuar acontecendo e sempre serão uma ameaça para a humanidade, até o momento que nós resolvermos reagir, respeitando mais a Natureza, afinal, parece que as opiniões são unanimes e os grandes culpados pela fúria da Mãe Natureza somos nós mesmos.
Talvez essa seja a hora de admitirmos que falhamos ao querer dominar e mudar o mundo, e aprender com os nossos  erros. Preservar é preciso para continuarmos a viver com a tranqüilidade que desejamos.

Por Edvaldo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário