sexta-feira, 24 de junho de 2011

6 º Encontro das Marisqueiras


No dia 05/06 aconteceu na sede da Colônia Z-25, no Distrito de Ponta de Areia, o 6º Encontro das Marisqueiras de Caravelas. Como só é permitido à presença das mulheres pescadoras e marisqueiras, o dia foi totalmente delas, que puderam discutir tanto assuntos pessoais como os relacionados à profissão.
Aproveitando o dia do Meio Ambiente, a secretária da colônia Z-25 e idealizadora desse encontro, Dilce Fernandes, falou sobre a questão da necessária conscientização e atenção para com o Meio Ambiente, de onde os pescadores e pescadoras artesanais e marisqueiras retiram deu sustento. Foram discutidos outros temas, como a questão do desvio de função das pescadoras, podendo perder totalmente seus direitos como também invalidar suas carteiras. Foi pedido ainda que as mulheres incentivem seus maridos a participar de eventos, como eventos religiosos, Trezenas, Novenas e Festa de S. Pedro enfeitando seus barcos para a saída da procissão marítima. Foi apresentada a prestação de contas do dinheiro dos pescadores arrecadado no defeso do mês de maio, e o dinheiro doado pelas marisqueiras para a realização do evento. Essa prestação de contas está disponível no mural na sede da Colônia Z-25.  Houve sorteios e distribuição de lembrancinhas.
“Gostaria de agradecer a todas as marisqueiras, sem elas a realização do evento não teria acontecido. Aos comerciantes da Barra, Ponta de Arreia e Caravelas, à Nona, que tem sido a extensão do meu braço na Barra, à Téia que é outra extensão do meu braço em Caravelas, às meninas que estão sempre aqui comigo, Dinha e Rosinha, à empresa Myrá, e Júlio ex-presidente da Colônia, que sempre nos apoia”, disse a secretária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário