sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aberta a temporada 2011 de observação de baleias em Abrolhos

Antecipando a temporada das baleias Jubarte no litoral do extremo sul da Bahia, que inicia normalmente a partir de julho, nesta semana já foi possível avistar grupos de baleias no trajeto entre a cidade de Caravelas e o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. 
Abrolhos, baleia, jubarte, baleia jubarte, Caravelas, caravelasnews
Foto: Berna Barbosa
Na região denominada Costa das Baleias, formada pelos municípios de Prado, Caravelas, Alcobaça, Nova Viçosa e Mucuri, o Parna Marinho  dos Abrolhos é o palco principal para esta aventura inesquecível.
Frequentadoras assíduas da região na época da reprodução e cria, quando buscam as águas quentes e rasas da região dos  Abrolhos, as baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae), também chamadas de baleia corcunda ou preta, podem chegar a 16 metros de comprimento, a pesar 40 toneladas e são conhecidas por seu temperamento dócil, pelas acrobacias que realizam (saltos, exposição de cabeça e nadadeiras, etc.) e por um desenvolvido sistema de vocalização. 
Além da observação de baleias, a região possui várias opções de mergulho, com  recifes de corais imensos e coloridos, cavernas submarinas e uma imensa variedade de peixes e outros animais marinhos, como diversos tipos de tartarugas.
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos possui ainda uma sede administrativa na área urbana de Caravelas, local onde se encontra o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinhos dos Abrolhos e onde é possível observar uma réplica em tamanho natural de uma baleia Jubarte. A visitação e o uso das instalações são totalmente gratuitos e o Centro conta com monitores para receber, acompanhar e informar os visitantes sobre o Parque e seus atrativos naturais, além das regras de conduta dentro da Unidade de Conservação, entre outros assuntos.
A partir do dia 23/06, feriado de Corpus Christi, as operadoras de turismo Apecatu Expedições, Catamarã Horizonte Aberto e Catamarã Veleiro Sanuk já estão com pacotes para passeios diários e de pernoite para avistagem das baleias. A empresa Apecatu Expedições vai oferecer ainda passeios curtos, de meio dia, para proporcionar esta aventura a quem estiver passando pela região, mas com o tempo curto. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Turismo e Esportes de Caravelas, ou com o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, pelo fone: (73) 3297-2258.

Nenhum comentário:

Postar um comentário