domingo, 26 de junho de 2011

Aroeira movimenta o mercado nacional e internacional

EEstá terminando mais uma vez a época da colheita da Aroeira, e apesar desta frutinha ter muita importância no Mercado nacional e internacional, muita gente desconhece sua utilização. Só aqui na Barra, em 2009 foram coletados mais de 20 mil quilos, a maioria vendida para a Agro Rosa, empresa exportadora localizada em São Mateus, no Espírito Santo.
A colheita movimenta cerca de 100 mil reais todo ano só aqui na Barra, comunidade responsável pela comercialização de uma média de 20 mil quilos. A Agro Rosa tem pontos de apoio para compra e armazenamento da aroeira em várias localidades, como Prado, Ponta de Areia, Barra e também em outros estados, como Rio de Janeiro e Espírito Santo. O técnico da empresa, Jailson Barbosa, conta que a empresa exporta de 800 a mil toneladas de sementes de aroeira por ano, principalmente para França, Itália e Estados Unidos. O quilo da aroeira é comprado por 2 reais dos fornecedores e depois de beneficiado chega a valer de 8 a 10 dólares no mercado internacional.
Muito valorizada pelos estrangeiros, aqui no Brasil esta semente é pouco utilizada como pimenta. Árvore nativa, a aroeira tem muitos nomes, como aroeira-vermelha, aroeira-mansa, aroeirinha, aroeira-pimenteira e pimenta-rosa, seu nome mais famoso.  Uma curiosidade é que apesar de popularizada com o nome de pimenta pelos franceses, a espécie não é uma pimenta, mas da família da manga e do caju. Por isso as sementinhas não ardem, têm somente o sabor, que é muito próximo ao da pimenta-do-reino.
A coleta da aroeira é manual, principalmente, em áreas de restinga do litoral brasileiro. Na Bahia, que chega a fornecer 200 toneladas todos os anos, mais de 90% da atividade é extrativista. Uma ótima fonte de renda para jovens e pessoas desempregadas, que colhem o fruto e vendem para empresas que fazem o beneficiamento e a venda.
As melhores sementes, mais vermelhas e redondas, vão ser exportadas e utilizadas na culinária, o que sobra fica no Brasil para ser utilizada na fabricação de cosméticos e remédios. A planta fornece ainda madeira boa para moirões e lenha e sua casca é usada na medicina popular do Nordeste como cicatrizante, anti-inflamatório e analgésico.
Na conversa com os repórteres do Samburá, o técnico da empresa chamou a atenção para a questão dos atravessadores, que vêm principalmente de Alcobaça e Prado e compram a aroeira fora da época, pagam pouco e colocam no mercado um produto com baixa qualidade. Cadastrada no IBAMA , a atividade exige que várias regras sejam seguidas para manter a sustentabilidade da produção, como respeitar a alimentação dos pássaros e a brotação natural, evitando arrancar pés inteiros ou fazer cortes que prejudiquem as plantas.  Afinal, o ano que vem tem mais!

Por Adriene Coelho


49 comentários:

  1. Prezados senhores,


    Gostaria de informações de como posso adquirir cerca de 20 kg dos frutos frescos.

    Sou mestrando em Engenharia Química na Unicamp e estou realizando uma pesquisa sobre a aroeira e preciso desta amostra para junho de 2012.


    Att,



    Bruno Guzzo

    ResponderExcluir
  2. Oi boa noite! Moro em jacaraipe e aqui a colheita comeca de maio para junho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi miriam eu compro aroeira se vc estiver para vender pago 3,00 no kilo ok me liga 27- 99772-6049

      Excluir
  3. O periodo de colheita nao e em gual para todas regioes?

    ResponderExcluir
  4. tenho grande quantidade de colheita de aroeira, mais nao tenho para quem vender e qual valor do kilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Almeida você ainda tem interesse me vender aroeira eu tenho interesse em comprar

      Excluir
  5. tenho grande quantidade de colheita de aroeira, mais nao tenho para quem vender e qual valor do kilo

    ResponderExcluir
  6. tenho sementes de aroeira quem deseja comprar

    ResponderExcluir
  7. AQUI ONDE MORO TEM MUITOS ESTOU PENSANDO EM COLHER QUEM COMPRA?

    ResponderExcluir
  8. Tenho sementes para vender uma carreta fechada interessados ligar 73 9999-004043

    ResponderExcluir
  9. Tenho sementes para vender uma carreta fechada interessados ligar 73 9999-004043

    ResponderExcluir
  10. Tenho mais de 20.000 pés dessa planta na minha propriedade e todas estao com sementes. Gostaria de saber se alguem neste grupo ja conseguiu vender e para quem. Caso eu descubra vou postar aqui para beneficiar a todos. Contatos: 21-99861-8922 Nelson Costa
    Estou criando um grupo no WhatsApp visando a divulgaçao e beneficio a todos os interessados. Interessados é so pedir para serem adicionados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de ser adicionado deste grupo Meu none Caetano fone 27 999999234

      Excluir
  11. Resido em Vila Velha ES tenho muitos pez de arueira com muita fruta, mas não sei como colher e nem aonde vender alguém pode me ajudar? Obg.

    ResponderExcluir
  12. Oi boa tarde! Caetano vou passar seu número para meu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Miria Farias , você sabe onde compram aroeira aqui na grande Vitória ??

      Excluir
    2. Tenho aroeirinha para vender, chama no zap 02173981302164

      Excluir
  13. Aqui na Serra,ES estão pagando R$5,00 na aroeira limpa. Alguém sabe de gum lugar que paguem mais ???

    ResponderExcluir
  14. Tenho aroeira para vender, alguém pode me indicar um comprador que esteja próximo a Cabo Frio, obrigada

    ResponderExcluir
  15. Alguém tem o contato de comprador de aroeira na Bahia?

    ResponderExcluir
  16. Oi aroeira aqui na Serra ainda está custando 5,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Busca no Local si for acima de 100 kg???

      Excluir
    2. Boa tarde, poderia me passar o contato do comprador da Serra que você comentou? Sabe de mais algum comprador? Entre em contato comigo pelo email patriciadpf85@gmail.com
      Obrigada

      Excluir
  17. TENHO GRANDE QUANTIDADE DE SEMENTES DE AROEIRA ,MEDIA DE 80 TONELADAS PARA VENDER INTERESSADOS EM NEGOCIAR ENTRAR EM CONTATO PELOS TELEFONES(22)998436765 (22)998950883 Luciana ou Robson

    ResponderExcluir
  18. Como vocês estão conservando essas aroeiras? Pois ela azeda e fica preta se estive no saco, aí não vale mais nada. A não ser que você tenha deixado na lona.

    ResponderExcluir
  19. bom dia Miria Farias minha aroeira ainda estão nos pés .assim que encontrar o comprador vou retirar dos pés e negociar o prazo de entrega. mas tbm tenho grandes estufas que as mantem frescas.

    ResponderExcluir
  20. Como vocês estão conservando essas aroeiras? Pois ela azeda e fica preta se estive no saco, aí não vale mais nada. A não ser que você tenha deixado na lona.

    ResponderExcluir
  21. algum contato de comprador de aroeira em santa catarina regiao sul?

    ResponderExcluir
  22. Algum contato de comprador que pague acima de 4 reais na região de VILA VELHA. .

    ResponderExcluir
  23. Alguém que compre aroeira em Rio das Ostras?

    ResponderExcluir
  24. oi miria farias vc tem algum contato de comprador de arueira

    ResponderExcluir
  25. Oi bom dia! Tenho em Aracruz/ES. Mas ainda estão negociando o preço.

    ResponderExcluir
  26. Ainda não estão comprando, somente a partir do Dia 20 de maio. É na associação indígena tupinikim e Guarani, Ilha das calheiras- Aracruz- ES.Telefone: 27 32501239.

    ResponderExcluir
  27. Muito legal esse blog. É importante destacar que as plantas devem ser exploradas de forma sustentável e deixar algumas para os pássaros.Vai começar a colheita e estou em Silva Jardim/RJ, quem quiser

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde! Isso é verdade Adriana Diniz, temos que agir de forma que não prejudique o meio ambiente, sou do ES, mas moro no RJ. Meu pai já é coletor e agora comprador a 8 anos, mas nesse o movimento no ES está fraco e preço caiu muito. É desanimador.

    ResponderExcluir
  29. bom dia .miria farias vc teria outro numero da associação indigena nesse numero ninguem atende.obrigada

    ResponderExcluir
  30. gostaria de saber o preço por quilo da semente de aroeira

    ResponderExcluir
  31. Oi moro em São Pedro da Aldeia-RJ quero saber como vender... A ge te faz colheita em familia só não sabemos como vender... Ajudem!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. boa tarde alguem sabe quando começa a safra de aroeira deste ano (2018)

    ResponderExcluir
  34. compro em qualquer parte pais compro em grandes quantidades
    facebook andre.heron.100

    whatsapp 021 972997198

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde,
    Alguem me passa o contato de comprador de aroeira por favor eu tenho muito pra vender
    O meu numero de contato e esse 073998298974 aguardo retorno
    Jailson Moreira

    ResponderExcluir
  36. Moro no Paraná e aqui isso é praga alguém quer comprar? Eu colho um monte disso. Nem imaginava que era bom.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite Me passam contato de comprador de aroeira

    ResponderExcluir
  38. Contato de comprador de aroeira na Serra.

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde alguém tem contando de aroeira em São Mateus ou Jaguaré
    (27)99588-6921

    ResponderExcluir
  40. Comprador de aroeira são Mateus ou Jaguaré (27)99688-6921

    ResponderExcluir