sexta-feira, 17 de junho de 2011

Resex do Cassurubá realizou assembleia para definir a composição do seu conselho deliberativo

No dia 05 de junho de 2009 (dia mundial do meio ambiente), o então presidente Lula, assinou o decreto que criou a Reserva Extrativista do Cassurubá. Este foi um fato histórico para toda a região do Extremo Sul da Bahia, em especial para os extrativistas, que tiveram seu território garantido. Porem, para que a Resex se efetive em seu papel de garantir a manutenção dos meios de vida desta população, que os beneficiários sejam os protagonistas na gestão do território, é necessária a formulação de um dos principais instrumentos de gestão, o conselho Deliberativo.
Caravelas, Caravelasnews, Resex Cassurubá, Abrolhos

RESEX Cassurubá – Foto Marcello Lourenço

Em comemoração ao segundo aniversário da Unidade ocorreu no dia 05 de junho de 2011 a Reunião final para definir a Composição do conselho deliberativo da Resex do Cassurubá. Mesmo com o forte “vento sul” (frente fria ocorrente na região) que chegou exatamente nas primeiras horas do dia 05 e se dispersou logo no dia seguinte ao evento, estiveram presentes cerca de 200 pessoas das comunidades beneficiárias e outras entidades e instituições envolvidas com a Unidade.  O evento foi realizado no porto da Tapera, local no interior da Resex, tradicionalmente utilizado para o lazer dos beneficiários e outros moradores da região.
Este momento veio coroar todo o processo de formação do conselho. Na intenção de fazê-lo de maneira mais democrática possível, valorizou-se o conhecimento, a cultura e anseios dos beneficiários. Durante o processo, diversas oficinas foram realizadas, visando sanar dúvidas relacionadas à Resex, seu funcionamento, conselhos gestores, obter informações dos extrativistas dentre outros assuntos. Em todas as etapas procurou-se prover as melhores formas de acessos dos comunitários, respeitando seus horários e modos de vida, alem da utilização de ferramentas que permitiam a participação dos extrativistas.
Caravelas, Caravelasnews, Resex Cassurubá, Abrolhos
O momento e todo o processo, só foi possível devido ao empenho e esforço de um conjunto de parceiros locais (Arte Manha, Câmara Municipal de Vereadores de Nova Viçosa, CEPENE-Projeto Manguezal, CI-Brasil, Cine Clube Caravelas, ECOMAR, Instituto Baleia Jubarte, Prefeitura Municipal de Caravelas, Prefeitura Municipal de Nova Viçosa) alem dos protagonistas do processo, que foram os extrativistas. Temos ainda muitos desafios à frente, contudo, entendemos que um grande passo foi dado.
caravelasnews.com.br
Fonte: ASCOM ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário