segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mais um dia de gravações no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Hoje a equipe do "Aventura Selvagem" aprendeu, junto com a bióloga Cynthia Campolina e a monitora ambiental Bernadete Barbosa, sobre as aves marinhas do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Além de filmarem na Ilha Siriba, a única das cinco ilhas do Arquipélago que está aberta a visitação, onde puderam ver de perto os ninhos dos atobás brancos, o grupo fez a trilha que contorna a ilha, permitindo observar suas formações rochosas. A caminhada pela ilha tem 1.600 metros de extensão e dependendo da maré, não é possível contornar toda a ilha, pois as ondas quebram sobre as rochas, tornando o passeio perigoso. Existem também piscinas naturais que abrigam peixes coloridos e caramujos que ficam presos quando a maré baixa.

O grupo esteve também na ilha Redonda, onde encontraram um grande número de outras aves, como fragatas, atobás marrom e grazinas. Segundo Bernadete Barbosa, que trabalha como monitora ambiental do Parque Nacional a 22 anos, foi muito interessante aproveitar o momento das filmagens para realizar uma limpeza das margens da ilha, que devido as marés, recebe lixo resultante de descarte de barcos no oceano. Além de cordas, vidros, garrafas de cerveja e água mineral, saco de lixo grande, pedaços de isopor e borracha, foi recolhido outros materiais como escova de dentes, lâmpada e um vidro de ketchup cheio. Estes materiais, junto com outros que foram recolhidos durante o Clean Up Day de ontem na atividade de limpeza subaquática promovida pelo Sea Shepherd, serão utilizados para atividades de educação e conscientização ambiental.

As atividades de limpeza de praia, como lembrou Bernadete, são rotineiramente realizadas pelos monitores ambientais do Parque Nacional e contribuem para a manutenção do Parque Nacional, mas quando realizadas com grupos de visitantes, fortalece um sentimento de compromisso destes com a conservação ambiental.





Richard e a bióloga Cyntia Campolina



Com Maria, a cozinheira do catamarã Netuno, da Apecatu Expedições


Richard e a monitora ambiental Bernadete Barbosa
Fonte:Farol para Abrolhos Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário