terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conferência Territorial de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura de Caravelas deu inicio à sua participação nas políticas públicas estaduais voltadas para a Cultura.

A conferência é o “lugar” de encontro da sociedade com o poder público, configurando-se como uma instância de consulta que já se notabiliza por ser instrumento de escuta e deliberação. A tarefa dos participantes na Conferência é a construção dos Planos Municipais, Territoriais e Estadual de Cultura. Coletivamente e por meio do diálogo, os conferencistas irão propor políticas públicas a partir das demandas socioculturais. É a democracia ativa e direta sendo praticada pela Bahia afora.

Como resultado da participação da comunidade na Conferencia Municipal de Cultura, com mais de 190 credenciados, o município de Caravelas, surpreendeu mais uma vez Porto Seguro, a cidade sede da Conferencia Territorial de Cultura, levando o número de nove delegados municipais, para defender as propostas para o território.

Foram dois dias de muito trabalho, a Conferencia trabalhou em cima de seis eixos temáticos, são estes: Expressões Artísticas, Patrimônio e Memória, Pensamento e Leitura, Transversalidade da Cultura, Gestão da Cultura e Sustentabilidade das Redes Produtivas e Serviços Gratuitos. Durante a Conferencia Municipal, foi elaborado 3 projetos municipais e um territorial. Todos os projetos elaborados pelo município de Caravelas para o território foram aprovados pela plenária em Porto Seguro.

Como resultado da Conferencia, Caravelas conseguiu mais uma vez eleger delegados para a Conferência Estadual, que acontecerá no final de novembro em Vitória da Conquista. Jamilton Galdino (Jaco), com a maioria dos votos dos participantes representantes da sociedade civil, Jaques Barreto (tio Jack), como suplente do delegado representante do poder público. E ainda, Lígia Penalva, eleita no eixo para fazer parte do GT (grupo de trabalho) que irá elaborar o Plano Territorial de Cultura.

As demandas levantadas a partir das prioridades definidas nos Planos Municipais e Territorial de Cultura se constituirão em efetiva elaboração do Plano Estadual de Cultura. Por isso, o tema da IV Conferência de Cultura da Bahia: “Planejar é Preciso – Consolidação dos Planos de Cultura.



Secretário de Cultura Albino Rubim





Por Ligia Emília
Divisão de Cultura Popular e Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário