sábado, 3 de dezembro de 2011

Santa Bárbara de Abrolhos visita a Comunidade da Barra de Caravelas

Ao meio dia de hoje, mesmo debaixo de muita chuva, a imagem de Santa Bárbara, vinda da Capela do Arquipélago dos Abrolhos, chegou em Barra de Caravelas para fazer parte das comemorações da Padroeira da comunidade, Nossa Senhora Imaculada Conceição.

Amanha, dia 4/12, comemora-se o Dia de Santa Bárbara, e como já aconteceu em anos anteriores, a imagem do Arquipélago dos Abrolhos veio para passar a data nesta comunidade de pescadores, seus grandes devotos na região. Neste dia as homenagens a Santa Bárbara começam às 5 horas da manhã, com a Alvorada da Filarmônica Lira Imaculada Conceição e queima de fogos de artifício. No início da tarde haverá lavagem da Igreja, cortejo de baianas e procissão com a Santa rumo à Igreja, onde permanece até o fim das festividades, no dia 8/12.

Considerada uma relíquia, a recepção à imagem foi cercada de muita emoção. Os moradores fizeram uma recepção para a imagem na praia da Barra, além de muitas palmas e foguetes, a Filarmônica Lira Imaculada Conceição esteve presente abrilhantando o momento.

Santa Bárbara é considerada protetora nas tempestades e bastante reverenciada pelos pescadores, que tem-na como protetora no dia a dia. A particularidade desta imagem é que sua capela fica no Arquipélago dos Abrolhos, a cerca de 70 km da costa de Caravelas, em alto mar. Por isso os moradores da comunidade da Barra, em sua grande maioria pescadores e pescadoras, têm bastante devoção e consideram-na milagrosa e fonte de proteção.

A vinda da imagem é fruto de uma parceria entre os novenários da paróquia, a operadora Horizonte Aberto, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e a Marinha do Brasil.



Fonte: Farol Para Abrolhos acesse clicando aqui
Fotos e matéria de Adriene Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário