quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Festa de São Sebastião em Barra de Caravelas


Nos dias 19 e 20 de Janeiro o coloridas das roupas dos Mouros e Cristão, a luta de espadas ao som das flautas e tambores chamou a atenção e curiosidade dos turistas.
A festa de São Sebastião começou no dia  19  às  5:00 horas com a levantada do mastro e a Bandeira do Santo. Às 16:00 horas os mouros e cristão saíram pelas ruas da Barra de Caravelas, fazendo a embaixada de São Sebastião. No dia seguinte às 10 horas, foi realizado a missa  na Igreja de NSª da Conceição em honra ao Santo Marti São Sebastião com a presença dos  fieis, turistas e os cortadores ( moros e cristãos), e logo após embaixada na porta do Templo de Nossa Senhora da Conceição. Às 17:00h, Procissão com a imagem barroca do século 17, com muitos devotos e turistas, principalmente mineiros, que viajam todos os anos para comunidade barrense não só para prestigiar como também agradecer ao Santo pelas graças alcançadas.

Corte de São Sebastião ( Mouros e Cristãos)

O “corte“ é um teatro de rua, geralmente realizado em praça pública e a finalidade é transmitir uma lição cristã: o bem vence o mal. O bem que sãos os cristãos, vestem-se de azul, a cor do céu, e o mal que são os mouros, vestem-se de vermelho representando o inferno. O corte também é uma reconquista dos portugueses das terras ocupadas pelos mouros em Portugal. É uma vitória do catolicismo sobre o Islamismo, onde aparece São Sebastião como protetor das forças cristãs.

Confiram as fotos da festa logo abaixo.
Turisma Mineiro - A direita Vera, irmã de Zé leite, Zé leite e sua esposa Joana
embaixada de São  Sebastião




Procissão com a Imagem barroca do século 17

Ofertório



corte dos mouros e cristãos




                                   

Turista Mineiro e devotos de São Sebastião 



Nenhum comentário:

Postar um comentário