quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Teixeira de Freitas entre as recordistas baianas em casos de dengue

A Secretaria de Saúde do estado não confirma o surto de dengue em Feira de Santana, mas considera a cidade como uma das 10 em situação de alerta, junto com Salvador, Jequié, Guanambi, Teixeira de Freitas, Brumado, Canarana, Manoel Vitorino, Taque Novo e Itabuna, município que registra 27% de infestação pelo mosquito, maior número do estado e terceiro maior índice do Brasil. Em 57 bairros de Itabuna, apenas dois não tiveram casos da doença. Já foram registrados 221 casos de dengue no município neste ano.

Em Teixeira de Freitas a secretaria municipal de Saúde ainda não divulgou dados oficiais sobre número de pessoas infectadas, mas sabe que os postos de saúde e o Hospital Municipal (HMI) estão recebendo diariamente pacientes com os sintomas da doença. Desde meados deste mês de fevereiro que o município realiza um faxinaço em alguns bairros, com ações concentradas de combate a criadouros do Aedes Aegypti.

Em relação a divulgação do número exato de casos confirmados e suspeitos, bem como os bairros onde está sendo registrada a maior incidência do Aedes em Teixeira de Freitas, aguarda-se um posicionamento por parte da secretaria municipal de Saúde. Como o Aedes Aegypti é um mosquito tradicionalmente domiciliar a informação é considerada essencial para que haja conscientização por parte dos moradores.


Verbas
Segundo informou o G1 o Ministério da Saúde anunciou, no dia 8 de fevereiro, a liberação de R$ 13,2 milhões para as ações de combate à dengue na Bahia. Os recursos são destinados ao aprimoramento das medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Segundo as informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o recurso será destinado a todos os 417 municípios do estado.

Após repassadas as quantias, os municípios terão de cumprir algumas metas estipuladas pelo MS, como comprovar os números suficientes de agentes de combate a endemias, garantir a cobertura das visitas domiciliares dos agentes, adotar mecanismos para a melhoria do trabalho de campo e realizar o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), assim como notificar os casos graves suspeitos de dengue.

Fonte: Teixeira news

Nenhum comentário:

Postar um comentário