segunda-feira, 11 de março de 2013

Reunião preparatória para Caravana da Cultura e Caravana do Esporte e da Música

Em 08 de março estiveram reunidas, junto com o Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Caravelas, Fábio Negrão, no Auditório do Colégio Estadual Polivalente de Caravelas diversas lideranças, agentes culturais, artistas locais e representantes de organizações culturais e ambientais, que discutiram a realização de 2 atividades muito importantes para o município de Caravelas ainda neste mês de Março.
 
CARAVANA DO ESPORTE E DA MÚSICA - A primeira atividade tevem início inicio hoje (11) , com abertura no palco montado na Praça Teófilo Otoni, em frente à Rodoviária. Esta Caravana do Esporte e da Música é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias de Turismo, Esporte e Meio Ambiente, o canal ESPN Brasil, o UNICEF, o Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e o Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury.

Através de atividades esportivas e de arte-educação monitoradas por ídolos do esporte brasileiro e professores vindos de São Paulo, a ação pretende atender 3000 crianças e jovens entre 7 e 17 anos e 250 professores e multiplicadores interessados em participar de cursos de arte-educação e esportes.

As atividades vão acontecer no Estádio Municipal, na AABB e no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Praia do Kitongo. Junto com a Caravana vai também estar montado na cidade o Cirque Erê, onde a cantora Margareth Menezes vai fazer um show e também vai estar conversando com os presentes sobre sua trajetória musical e o projeto social que desenvolve na Península do Itapajipe. 




CARAVANA DA CULTURA - O segundo debate da reunião de ontem foi a Caravana da Cultura, uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), que chega em Caravelas no dia 19 com o objetivo de fortalecer e potencializar ainda mais a relação entre Secult/BA e as comunidades culturais de nossa região. 

Na ocasião estará presente o Secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, além de cerca de mais 30 representantes de vários órgãos governamentais do estado, como SUDECULT, FUNCEB, DIMUS, IPAC, CCPI, SUPROCULT, FPC, entre outros. 


 Além de socializar informações sobre as políticas culturais que estão sendo implementadas pela Secretaria, a expectativa dos presentes é que a Caravana  possibilite aos atores locais estabelecer contatos e identificar possíveis parceiros para os projetos que já vêm sendo desenvolvidos. 

Além de um debate com o secretário, vai ser importante também a Mostra Cultural das manifestações culturais locais do município, pois Caravelas é muito rica em grupos culturais que mantém a tradição misturando em suas apresentações artísticas conhecimentos ancestrais com influências africanas e indígenas, como no Grupo das Nagôs, Bloco Umbandaum, Bloco Cultural dos índios Tupinambás, Escolas de Samba Coroa Imperial e Irmãos Portela, Lutas dos Mouros e Cristãos, Filarmônicas, além de vários grupos de teatro, Comunicação Comunitária e de Produção Audiovisual. 



FONTE: Sectur Caravelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário