quarta-feira, 13 de março de 2013

III Caravana Cultural percorrerá onze municípios da região Sul da Bahia


Projeto da Secretaria de Cultura do Estado visa contribuir para a construção de políticas culturais para os territórios a partir do reconhecimento das potencialidades da região

Pela terceira vez, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) viaja em comitiva pelo interior do Estado. Entre os dias 18 e 24 de março, a Caravana Cultural - Sul Baiano, formada pelo secretário de Cultura, Albino Rubim, e por uma equipe com cerca de 20 dirigentes e técnicos das entidades vinculadas da Secretaria (Funceb, FPC, IPAC, CCPI e DIMUS), irá percorrer a região Sul do estado, passando por onze cidades de dois Territórios de Identidade – Extremo Sul e Costa do Descobrimento. As atividades da Caravana começam dia 18, em Teixeira de Freitas, e seguem pelos municípios de Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Itapebi, Eunápolis, Belmonte, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro.
“As caravanas culturais, além de aprofundar o conhecimento sobre os territórios, possibilitam que a Secretaria formule e desenvolva políticas culturais qualificadas e sintonizadas com os territórios”, afirma Rubim. A ação pretende ainda detectar os agentes de cultura e manifestações culturais mais expressivas de cada território e aproximar a população da política cultural que vem sendo desenvolvida pelo Estado.
A passagem nas cidades contemplam essencialmente três momentos: apresentações artísticas da comunidade cultural local, visitas a projetos, programas e espaços culturais e um momento de conversa com o Secretário, momento especial em que agentes culturais, artistas e profissionais da área cultural terão oportunidade de apresentar suas demandas, tirar dúvidas e conhecer de perto as propostas e mecanismos de trabalho em escala estadual. A realização da III Caravana Cultural conta com a colaboração de outros órgãos do Governo do Estado, como da Secretaria de Comunicação Social (Secom/BA), da Secretaria de Relações Institucionais (Serin/BA) e da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan/BA).
Em outubro de 2012, a Secult/BA realizou a II Caravana Cultural, visitando municípios do Oeste Baiano. Em janeiro do mesmo ano, ancorada no trabalho de visita aos sítios arqueológicos registrados como Patrimônio da Bahia, a I Caravana Cultural teve início, como destino a Chapada Diamantina, organizada pelo Ipac em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

SUL BAIANO
Segunda região de maior atração de investimentos do estado, o Sul da Bahia, integra áreas fortemente marcadas pelo potencial turístico, em função das suas belezas naturais – praias, rios, cachoeiras, manguezais, ilhas, falésias. Dentre as manifestações artístico-culturais próprias da região, chama atenção os folguedos, festas de caráter popular cuja principal característica é a presença de música, dança e representação teatral, com destaque para a Corrida do Mastro, em homenagem a São Brás, São Benedito ou a São Sebastião; os Folguedos Juninos; Folia de Reis; Combate entre Mouros e Cristãos; Marujadas; Bumba-meu-boi,entre outros.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário