terça-feira, 26 de março de 2013

Teatro da Paixão de Cristo emociona comunidade de Rancho Alegre e Barra de Caravelas.


Neste final de semana, 23 de março o grupo de teatro Cultura e Evangelização encenaram a Via Sacra na comunidade de Rancho Alegre, distrito de Caravelas. A comunidade de Rancho Alegre acompanharam apresentação que iniciou na Porta do Templo de Nossa Senhora Aparecida e após percorreu as ruas da comunidade. Cada ano o grupo apresenta com mais brilho a paixão de Cristo, levando as pessoas a se emocionarem em cada estação e reviverem os últimos momentos de Jesus na terra naquela época.
O evento foi finalizado com os agradecimentos a comunidade e o apoio da Vereadora Julinda de Rancho Alegre e Sandro Alex que recepcionou o grupo com muito carinho.
Já no dia 24 (domingo), foi à vez da Comunidade de Barra de Caravelas, acompanhar a encenação da Paixão de Cristo que foi acompanhada por centenas de pessoas. No final os jovens conseguiram emocionar o público com a crucificação e ressurreição de Cristo, arrancando muitos aplausos dos presentes.
O professor Roberto encerra a dramatização agradecendo pelo apoio e a receptividade da comunidade barrense.
A paixão de Cristo vai se apresentar no distrito de Ponta de Areia e na sede da Cidade de Caravelas.
A apresentação é produzida pelo artista plástico Raimundo Nonato mais conhecido por Nonato, que faz Jesus, profº Luciano narrador da via Sacra, profº Roberto( soldado) e Adilson como Pilatos com a participação de jovens de Caravelas, Ponta de Areia e da Barra de Caravelas.

Curiosidade
Via Crúcis (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretórioaté o Calvário. O exercício da Via Sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente àPaixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI aoséculo XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI[1]. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.
 APRESENTAÇÃO EM RANCHO ALEGRE. 
Fotos: Leo, caravelasmusic
Para visualizae as fotos da Barra, clique em mais informações

APRESENTAÇÃO NA BARRA DE CARAVELAS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário