sexta-feira, 19 de abril de 2013

Governo federal deve modificar licença ambiental para pescadores; Bahia tem núcleo facilitador

Todo o estado da Bahia tem cerca de 126 mil pescadores que produzem 115 mil toneladas de pescado por ano. 
Nesta sexta-feira (19), o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, anunciou que o Brasil pretende modificar a licença ambiental para pescadores, com o objetivo de explorar melhor o potencial das águas dos rios e do mar. 
O ministro Crivella depois de ter declarado  que o país "caminha para uma reforma aquária menos complexa do que a reforma agrária", informou também que já foi determinada à Casa Civil a elaboração de um projeto especial para a pesca nas águas da União. Ainda segundo o ministro, governos estaduais também pretendem estimular a exploração nas proximidades de grandes barragens, açudes, rios e reservatórios de hidrelétricas. Segundo o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, disse em entrevista a site da capital, que  já está em funcionamento no Estado um setor para facilitar os projetos baianos. "Através de portaria, criamos um núcleo de licenciamento ambiental com a Secretaria do Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Ibama". Disse.
O objetivo do ministro Crivella é chegar a 20 milhões de toneladas anuais em todo o país. “O Brasil produz atualmente 500 mil toneladas de peixes, muito menos que seus vizinhos, como o Peru e o Equador. Em Honduras, na América Central, um único empresário produz 1 milhão de toneladas por ano”, comparou.

Fonte: www.bahianoticias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário