segunda-feira, 15 de abril de 2013

Resultados do 1° Seminário de Políticas Públicas das Resex da Bahia em Nova Viçosa



 

O encontro aconteceu em Nova Viçosa e reuniu mais de 200 participantes, que durante os dias 9 a 11/04 trocaram experiências, aprenderam e planejaram ações para melhorar o acesso das populações aos programas governamentais voltadas para pescadores, agricultores e extrativistas beneficiários das 4 reservas extrativistas da Bahia: Resex do Cassurubá, Resex do Corumbau, Resex de Canavieiras e Resex Baía do Iguape.

Nestas áreas vivem mais de 6 mil famílias de que têm direito a ter acesso às chamadas políticas públicas, que podem garantir o fortalecimento da produção das populações extrativistas e a sustentabilidade ambiental, agregando valor aos produtos e melhorando a qualidade de vida para essas populações.

Estiveram presentes a Coordenadora de Políticas e Comunidades Tradicionais do ICMBio, Mara Nottingham, o Sr. José Augusto Tosato, Chefe de Gabinete do Governo do Estado da Bahia, além de lideranças comunitárias, representantes de organizações não governamentais, vereadores e deputados da região, como o Deputados Estadual Yulo Oiticica e o Deputado Federal Afonso Florence da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Populações Extrativistas e dos Povos e Comunidades Tradicionais, e representantes de órgãos governamentais como INCRA,  EBDA, CONAB, SEDUR, PNHR, CERB, SEPROMI, SETUR, INEMA, SEMA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de caravelas, entre outros.
Durante os debates e questionamentos, os itens que predominaram nos Planos de  Ação de cada Resex foram Saneamento Básico, água  potável, moradia digna, energia elétrica e agricultura familiar. Destacamos também a boa condução das atividades pelo seu mediador, Eduardo Camargo, da ong Conservação Internacional e pelo servidor do ICMBIO e chefe da Resex do Cassurubá, Joaquim Neto, que tornaram o ambiente muito receptivo e local de muito aprendizado para todos os presentes.

Uns dos resultados foram os Planos de Ação das Resex, feitos coletivamente e a criação de uma Comissão de Fortalecimento das Resex da Bahia,  composta por lideranças comunitárias, técnicos do EBDA, servidores do ICMBIO e representante da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem). A servidora da Prefeitura e também atriz e cantora de Caravelas, Jussara, encerrou o evento com uma apresentação artística onde cantou a música Amigos para Sempre, emocionando a todos!
 



FONTE: Divisão de Turismo da Sectur Caravelas.
Fotos: Osmar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário