quarta-feira, 12 de junho de 2013

A senhora Raulina Dias de Avelar comemora seus 103 anos de Vida

Raulina Dias de Avelar comemorou com os amigos e bisnetos na noite 12 de junho do corrente ano os seus 103 anos.


A idosa mais velha da Barra de Caravelas, nasceu no ano de 1910, cresceu e casou  em Caravelas – BA, e depois de alguns anos veio morar na comunidade da Barra. Dona Raulina mais conhecida na comunidade como Dona “Rolinha”, teve quatro filhos, duas mulheres e dois homens. Seu esposo e seus filhos são falecidos. Quando se conversa com a idosa de 103 anos, pode-se observar a lucidez e clareza em suas palavras. Dona “Rolinha” conta histórias de sua vida e os tempos áureos de seu passado com saudades. Quem a conhece se encanta pela simpatia e beleza quando declama poema de sua autoria, como também do escritor brasileiro considerado como o maior nome da literatura nacional, Machado de Assis.

A senhora Raulina morou sozinha por muitos anos. A sete anos atrás Maria Correia Silvestre conhecida como Lêda, começou a cuidar da senhora como se fosse parte de sua família.
“ A Lêda é um anjo que surgiu em minha vida, eu estava doente e ela cuidou de mim. Eu tive uma doença de pele na perna, zipela, e ela tratou. Hoje estou  feliz, comemorando esse aniversário com meus amigos queridos.” Desabafa dona Raulina Dias de  Avelar.

Conversamos com Lêda, veja o que ela falou: “ eu não conhecia dona Rolinha, fui conhecer ela através de umas visitas que fazemos com um grupo de minha Igreja, não tinha muito vinculo com ela, e vendo que ela morava sozinha, estava com zipela na perna, falando que ia para o asilo, eu a levei para casa e cuidei dela e cuido até hoje... depende de mim pra tudo, não reclama de nada, adora contar histórias e declamar poemas... faço tudo com maior satisfação...eu aprendo todos os dias com ela.”

A senhora Raulina Dias Avelar ( dona Rolinha) e considerada a segunda idosa mais velha da Barra de Caravelas. A primeira foi dona Honorina Caetano da Silva (mãe outra) que faleceu com 105 anos de idade em 25 de dezembro de 2001.

Na imagem dona Raulina com Lêda














Nenhum comentário:

Postar um comentário