quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Estudantes do Colégio Polivalente de Caravelas, ganhadores do AVE (Artes Visuais Estudantis) e Tal (Tempo de Artes Literárias) participam do 1º Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura em Teixeira de Freitas.

Aluno do 3ºano do Ensino Médio, Rogério Falcão 
Rogério Falcão Ferreira morador da Barra de Caravelas, aluno do 3º ano do Ensino Médio foi ganhador da etapa escolar do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) com o desenho Pescamaré. Rogério além de fazer oficinas de arte com pirogravo pode conhecer também as artes dos ganhadores de outros Colégio Estaduais da região, que serão selecionados e levados a exposição em Salvador.

Desenhor intitulado Pescamaré do Aluno Selecionado Rogério Falcão.
Criado em 2008, o AVE trata-se de um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, pois envolve os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico) da rede estadual de educação da Bahia.
Dentre os objetivos, o AVE propõe estimular a criação de obras de artes visuais nos contextos escolares, assim como a valorização das expressões culturais regionais.

Luciana Ferreira moradora de Ponta de Areia, distrito de Caravelas, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Polivalente de Caravelas, também participou da Etapa escolar do projetoTAL – Tempo de Artes Literárias, foi ganhadora com o poema O Término. Luciana participou de oficinas com todos finalistas do TAL, como também do Sarau Literário.

O Projeto Tempos de Arte Literária (TAL), de natureza educativa, artístico-literária e cultural, conta com a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico). Dentre os objetivos, destacam-se os seguintes: estimular a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das manifestações culturais regionais; contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ético e artístico) e, com isso, abrir caminhos literários para a participação social; compreender a arte literária como objeto de ampliação do conhecimento, do saber e de prazer estético; promover um ambiente educacional prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para transformar os contextos escolares; estimular o gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever, respeitando os distintos gêneros e estilos das distintas escolas literárias; construir pontos de encontro e rodas literárias nos ambientes escolares com vistas à consolidação do letramento; influir sobre o mercado da arte literária, estimulando os novos cultores e produtores.






Algumas artes dos ganhadores selecionados da etapa Escolar AVE








Nenhum comentário:

Postar um comentário