sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Sem acordo, bancários aprovam greve a partir da próxima semana

Os bancários decidiram nesta quinta-feira (12), em assembleia, paralisar as atividades a partir do dia 19, caso não haja um acordo até lá com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). A categoria reivindica, entre outras coisas, reajuste salarial de 11,9%, fim das metas abusivas e melhores condições de trabalho.
Segundo o Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia (Sindibancários), inicialmente aproximadamente 70% dos bancários da região irão aderir à greve no primeiro dia, caso ela realmente aconteça. “Mas essa margem deve aumentar a partir daí”, informa Carlos Eduardo Coimbra, coordenador geral do Sindicato.
O dirigente avisa que na maioria dos bancos o autoatendimento vai estar funcionando, a fim de facilitar serviços emergenciais, como saques por aposentados. Por sua vez, a Confederação Nacional dos Bancários (Contraf-CUT) orienta os sindicatos dos bancários do país a intensificarem a mobilização.
Cerca de 70 agências bancárias atuam nos 21 municípios do extremo sul, e a previsão do Sindibancários é de que pelo menos 90% dos mais de 860 bancários participem da greve.
Além de negar aumento real nos salários, pisos, PLR e todas as verbas salariais (os 6,1% apenas recompõem a inflação do período medida pelo INPC), a proposta da Fenaban ignora todas as reivindicações dos bancários sobre emprego, saúde e condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário