sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Frans Krajcberg receberá condecoração importante na França

FOTO: Krajcberg durante entrevista a Paula Saldanha, 2012
Nascido na Polônia, mas naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg é um dos artistas que mais se destacou na França através de suas obras. Por causa desse reconhecimento, ele receberá das mãos de ninguém menos que presidente francês François Hollande, a mais alta condecoração cultural do pais: Ordre des Arts des Lettres (a Ordem das Artes e Letras). A condecoração recompensa profissionais que se distinguem pela sua criação no domínio artístico ou literário, ou mesmo pela sua contribuição ao desenvolvimento das artes e das letras na França e no mundo. O artista, de 94 anos, viaja para Paris em novembro. Já receberam a condecoração o Clint Eastwood, Bob Dylan, Os Irmãos Campana, entre outros.

CURIOSIDADE

Para quem visita a região da Costa das Baleias, vale muito a pena uma visita no Museu de Frans Krajcberg que fica na cidade de Nova Viçosa. Krajcberg está radicado no sul da Bahia desde 1972, onde mantém um ateliê e sua casa, construída a sete metros do chão, no alto de um tronco de pequi com 2,60 metros de diâmetro. À época o arquiteto Zanine Caldas, que o ajudou a construir a habitação, sonhava em transformar Nova Viçosa em uma capital cultural e a sua utopia chegou a reunir nomes como os de Chico Buarque, Oscar Niemeyer e Dorival Caymmi.

No sítio, uma área de 1,2 km², um resquício de Mata Atlântica e de manguezal, o artista plantou mais de dez mil mudas de espécies nativas e é onde funciona o Museu, com mais de trezentas obras do artista.

FONTE: Com informações da Wikipédia e de Bruno Astuto para Época, disponível também aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário