segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Associação da Barra de Caravelas realizou entrega de Bateras motorizadas à famílias de pescadores.

Dezenas de pessoas, entre elas pescadores e marisqueira, se reuniram na praia do Porto em Barra de Caravelas, na ultima terça-feira, 30 de Setembro, às 10 horas da manhã, para mais um evento de muita importância para a classe pesqueira. Os profissionais de pesca estavam atendendo um convite da Associação de Moradores Pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas (AMPMBC).
O encontro aconteceu para que fosse repassado aos pescadores e pescadoras, as embarcações motorizadas, conquistadas pelo projeto da Associação da Barra, junto a Bahia Pesca e a Sedic, “Secretaria de Desenvolvimento de Ação regional”. 
Foram entregues nove Bateras motorizada, para as famílias contempladas na Barra, 4 para as famílias contempladas de Ponta de Areia e 2 para famílias de Caravelas.  Além da embarcação os comtemplados também receberam coletes salva-vidas.
 As bateras vieram de Prado-BA de caminhão, e quando chegaram à Praia os próprios pescadores desceram as embarcações do veiculo e demostravam alegria. Na oportunidade o Jornal o Samburá conversou com os envolvidos no projeto.

A reportagem do Samburá conversou com o prefeito de Caravelas Jadson ruas. Na  oportunidade parabenizou a direção da Associação pelo trabalho que tem sido realizado. “É fato que a associação hoje tem mais uma conquista, isso é uma conquista politica, mas, se não tivesse uma associação documentado não teria chegado aqui esses barcos motorizados”. Por esse motivo quero dizer pra vocês que mais importante é a participação do meu povo, no meu governo. Disse o prefeito.
“Como assistente social eu vejo o projeto muito importante na questão de se trabalhar o coletivo, a distribuição, a divisão... então o projeto social da Car “Campanha de Desenvolvimento de Ação Regional), além de trazer condições melhores pro pescador, pra pescadora ele vem fortalecer a questão de se trabalhar  em grupos”. Falou a assistente Social Lindamara soares Santos.
Outro depoimento importante a nossa equipe foi o da pescadora profissional e comtemplada no projeto, Maria D’ajuda Cosma Cidade. “A gente pesca aqui na beira da praia quando não tem nada na beira da praia, a gente não pode sair pro mangue, não pode sair pra mais pra fora, aí fica mais difícil pra gente... Sou eu e mais duas pessoas, a minha filha que pode vir e a minha irmã. Eu agradeço primeiramente Deus, e depois a todos que trouxe esse presente pra nós”.
Segundo Antônio Pedro Oliveira Santos, presidente da Assoc. de Moradores pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas, nunca foi realizado um momento como esse na comunidade, onde os profissionais de pesca tem sido envolvido em um projeto que eles fossem os grandes beneficiados. “Aqui as Marisqueiras pescam por terra com água no pescoço, e hoje nós conseguimos através da Associação esse beneficio, que todo mundo sabe que existe,  mais ninguém nunca puxou”.

Veja reportagem no video:
 A vice-presidente da associação Marina Portela, nos contou que associação tem apenas um ano, e por incrível que pareça ela foi criada com o objetivo dessas de conseguir essas bateras... O que prevaleceu foi à organização! Eu acredito que exista varias instituições que representa a classe e que possam estar buscando mais politicas públicas, mais tem que haver mais interesse mais entrosamento entre as associações, instituições e associados. Ainda para Marina, o maior desafio para da seguimento aos trabalhos, é a conscientização da comunidade, a participação, opinando, sugerindo e falando seus problemas. A vice-presidente também agradeceu aos parceiros, a Prefeitura Municipal de Caravelas, a Resex Extrativista do Cassurubá, ICMBio, a igreja Nossa Senhora da Conceição, o Jornal Comunitário O Samburá e Fundação Ralile. Em especial ao Presidente da Associação, Antonio Pedro, ao prefeito Jadson Ruas, a Marquinhos de Viola que tanto se empenhou nesse Projeto! Mas uma etapa cumprida. Concluiu Marina. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário