quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Fábrica de gelo beneficia comunidade pesqueira de Caravelas

Construído com o apoio da Fibria, o empreendimento foi inaugurado na última quinta-feira (30) e atenderá mais de 1.800 famílias de Caravelas e região, no sul da Bahia 

A fábrica de gelo inaugurada na última quinta-feira (30) na comunidade de Ponta de Areia, em Caravelas (BA), marca o início de uma nova etapa para as atividades da comunidade pesqueira local. O empreendimento foi construído num processo de engajamento da Fibria com a Colônia Z25, Associação dos Pescadores de Rede, Arrasto, Boeira, Fundo e Arraieira de Caravelas (Apesca), a Associação de Marisqueiros de Ponta de Areia e Caravelas (Ampac) e a Prefeitura de Caravelas.
Trata-se de um diferencial importante para pescadores e marisqueiras da região, que até então tinham que se deslocar até a cidade vizinha de Alcobaça para comprar gelo, insumo fundamental à conservação do pescado. Com uma  fábrica de gelo na própria comunidade, os pescadores e marisqueiras terão como resultado a redução do custo de produção, segundo observa o consultor interno de Sustentabilidade da Fibria, Narcisio Luiz Loss.
A inauguração da fábrica reuniu em Ponta de Areia, na manhã de quinta-feira, representantes da comunidade pesqueira, da Fibria e da Prefeitura de Caravelas. O prefeito Jadson Silva Ruas destacou que o empreendimento é fruto de um trabalho que vem sendo realizado durante anos e é um investimento muito importante para a comunidade. “É um orgulho saber que Caravelas tem a maior fábrica de gelo do sul da Bahia”, enfatiza o prefeito. 
A fábrica de gelo será gerenciada pela Cooperativa das Marisqueiras e Pescadores de Caravelas (Coompescar), criada com esta finalidade. Hélio Borges, presidente da Compescar, afirma que o empreendimento é apenas o início de um grande trabalho que visa fortalecer a atividade de pesca na região. Com capacidade para produzir 14 toneladas de gelo por dia, a fábrica atenderá a demanda de cerca de 1.800 famílias de Caravelas e região, que têm a pesca como atividade principal.
A participação da Fibria nesta ação faz parte de um processo de engajamento no município de Caravelas, que visa fortalecer as associações ligadas à atividade pesqueira na região, além de disseminar o empreendedorismo a partir da estruturação da cadeia do pescado.









Fonte: Pauta 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário