sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Azul vende passagem por R$ 79,90 de Teixeira de Freitas para Belo Horizonte

Segundo o blog farolparaabrolhos.blogspot.com, a venda começou na manhã do dia 16, de Teixeira de Freitas para Confins, ou no sentido contrário. O preço está por volta de R$ 79,90 na ida ou volta. Esse valor vale para viagem nos meses de novembro deste ano. O primeiro voo em Teixeira de Freitas será no dia 29 de setembro, uma segunda-feira. Segundo a previsão, acontecerão 3 vôos semanais. Imperdível!
vood'
Imagem do Azul no aeroporto de Teixeira de Freitas ( imagem do Teixeira News).

Fonte: Farol Para Abrolhos AQUI

Frans Krajcberg receberá condecoração importante na França

FOTO: Krajcberg durante entrevista a Paula Saldanha, 2012
Nascido na Polônia, mas naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg é um dos artistas que mais se destacou na França através de suas obras. Por causa desse reconhecimento, ele receberá das mãos de ninguém menos que presidente francês François Hollande, a mais alta condecoração cultural do pais: Ordre des Arts des Lettres (a Ordem das Artes e Letras). A condecoração recompensa profissionais que se distinguem pela sua criação no domínio artístico ou literário, ou mesmo pela sua contribuição ao desenvolvimento das artes e das letras na França e no mundo. O artista, de 94 anos, viaja para Paris em novembro. Já receberam a condecoração o Clint Eastwood, Bob Dylan, Os Irmãos Campana, entre outros.

CURIOSIDADE

Para quem visita a região da Costa das Baleias, vale muito a pena uma visita no Museu de Frans Krajcberg que fica na cidade de Nova Viçosa. Krajcberg está radicado no sul da Bahia desde 1972, onde mantém um ateliê e sua casa, construída a sete metros do chão, no alto de um tronco de pequi com 2,60 metros de diâmetro. À época o arquiteto Zanine Caldas, que o ajudou a construir a habitação, sonhava em transformar Nova Viçosa em uma capital cultural e a sua utopia chegou a reunir nomes como os de Chico Buarque, Oscar Niemeyer e Dorival Caymmi.

No sítio, uma área de 1,2 km², um resquício de Mata Atlântica e de manguezal, o artista plantou mais de dez mil mudas de espécies nativas e é onde funciona o Museu, com mais de trezentas obras do artista.

FONTE: Com informações da Wikipédia e de Bruno Astuto para Época, disponível também aqui. 

Programa de Comunicação Ambiental da RESEX, Informa trabalhos realizados no mês de setembro.


Imagem: Programa de Educação Ambiental de Reserva Extrativista do Cassurubá.

Escolas de Alcobaça (BA) e de Conceição da Barra (ES) se destacam com iniciativas de agricultura familiar sustentável

  Desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental Árvore do Saber, da Fibria, o Projeto de Experiências Pedagógicas visa disseminar o conhecimento sobre a agricultura sustentável.


               
Visando disseminar o conhecimento sobre o uso de tecnologias sustentáveis na produção agrícola familiar, a Fibria incentiva professores de escolas públicas a desenvolverem Projetos de Experiências Pedagógicas voltados ao tema “Agricultura familiar”. Realizada pelo Programa de Educação Ambiental “Árvore do Saber”, a iniciativa envolve escolas de regiões vizinhas de todas as unidades da empresa: Aracruz (ES-BA-MG), Jacareí (SP) e Mato Grosso do Sul (MS). Entre 40 projetos selecionados, dois são de escolas de Conceição da Barra (ES) e Alcobaça (BA).

Os trabalhos interagem com a proposta do “Ano Internacional da Agricultura Familiar” da Organização das Nações Unidas (ONU), celebrado em 2014, que destaca a importância da agricultura familiar sustentável. Além de informar e destacar os benefícios dessa forma de produção, a iniciativa também estimula o hábito da alimentação saudável.

O desenvolvimento dos projetos envolveu 958 alunos de nove escolas de Alcobaça (BA) e nove escolas de Conceição da Barra (ES) do 5º ano do ensino fundamental. Foram selecionados os seguintes projetos: “Canteiro Sustentável” da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Eloi Ferreira”, de Alcobaça; e “Agricultura Familiar e Saúde – Horta” da Escola Municipal Aluizio Feu Smirdele, de Conceição da Barra. O Programa foi desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios de Conceição da Barra (ES) e Alcobaça (BA).

Maria Rangel, analista de Meio Ambiente Florestal da Fibria, fala sobre a proposta do Programa de Formação Ambiental. “O Programa visa proporcionar informação e reflexão sobre os temas ambientais, incentivando o processo ‘ensino-aprendizagem’. As ações e práticas têm papel fundamental na construção de valores, contribuindo para a mudança de atitudes e hábitos dos alunos”, explica.

Os Projetos de Experiências Pedagógicas também abrangeram outros estados onde a Fibria atua. No cenário nacional, mais de 3.700 alunos se envolveram nos trabalhos e 40 projetos foram escolhidos.

Processo
Após participarem de palestras e workshops sobre o tema, os professores desenvolveram atividades educativas como jogos e dinâmicas para os alunos. Os trabalhos foram registrados mensalmente no site do JornalEco www.turmadoleleco.br (publicação de educação ambiental da empresa) e analisados de acordo com os critérios descritos no Guia do Professor. “Os projetos que mais se destacaram foram para a fase final, que é a implementação da prática, por exemplo, projetos de horta”, explica Maria Rangel.


Fonte: Pauta6

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Começa em setembro a manutenção da Licença do Pescador Profissional

O procedimento para manutenção da licença começará com os aniversariantes de setembro de 2014. Os aniversariantes dos meses de janeiro a agosto de 2014 farão a partir da data do seu aniversário em 2015.
Ao fazer a manutenção da sua Licença de pescador Profissional Artesanal você está confirmando que exerce a pesca com fins comerciais.
Para isso, e necessário que você preencha o relatório de Exercício da Atividade Pesqueira a ser assinado pelo presidente da entidade representativa da categoria ou dois pescadores.
Ao finalizar o preenchimento você deve imprimir e entregar junto com uma foto e o NIT na Superintendência Federal ou Escritórios Regionais da Pesca e Aquicultura no seu estado de residência.
A manutenção deverá ser efetuada OBRIGATORIAMENTE, pelo pescador profissional, anualmente, a partir da data do seu aniversario.

Observação: a não entrega dos documentos no prazo de 60 (sessenta) dias a partir da data de seu aniversario, acarretará a suspensão do registro.

Para preencher o relatório de exercício da atividade pesqueira, clique aqui!
Sugerimos uma leitura inicial no item Ajuda:
 

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Programa Preservação Ambiental da Canção Nova grava em Caravelas e Abrolhos e exibe programa de 2012 na TV

A equipe do Programa “Preservação Ambiental”, exibido pela TV Canção Nova voltou a Caravelas entre os dias 18 e 22 de agosto para filmar a série de programas sobre o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos que irá ao ar em Abril de 2015. Contando com o apoio de grupos e instituições locais como a Pastoral da Comunicação da Matriz de Santo Antônio, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a Secretaria de Turismo e Esportes de Caravelas, a Marinha do Brasil e a Operadora de Turismo Abrolhos Embarcações, aconteceram trocas de experiências, passeios no Rio Caravelas, e visita ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos para avistamento de baleias e mergulhos.


Para relembrar o Programa que foi ao ar em 2013, a TV Canção Nova está reprisando neste mês de setembro, os 3 episódios produzidos, veja: 

Episódio 01 - DIA 07/09 (domingo) às 7h30 com reprise no dia 12/09 (sexta) às 16h30
Episódio 02 - DIA 14/09 (domingo) às 7h30 com reprise no dia 19/09 (sexta) às 16h30
Episódio 03 - DIA 21/09 (domingo) às 7h30 com reprise no dia 26/09 (Sexta) às 16h30

FONTE: Sectur Caravelas

Segundo ano do Programa Professores na Resex do Cassurubá promove interação e descobertas

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o Programa Professores na Resex, ferecido pelo Programa de  Comunicação e Educação Ambiental da Reserva Extrativista do Cassurubá reuniu 32 professores e lideranças jovens de várias comunidades urbanas e ribeirinhas em Caravelas, extremo sul da Bahia.

Realizado no Centro de Vivências do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o curso aconteceu entre os dias 10 e 12 de setembro e promoveu visita técnica (limites e comunidades) e troca de experiências e aprofundamento nos temas relativos à reserva extrativista e o ecossistema manguezal. Aconteceram palestras sobre Educação no Campo (Professora Nalva Araújo - UNEB), Histórico de Criação da Resex do Cassurubá (Uilson Alexandre - AMPAC), e oficinas como a oferecida pela bióloga Renata Pereira, da ong CI Brasil, sobre conectividade terrestre e marinha. 

Foram parceiros: Associação de Pescadores de Rede de Arrasto, Boeira, Fundo de Arraieira de Caravelas (APESCA), a Associação dos Moradores de Tapera Miringaba (AMTM), a Associação de Marisqueiros de Ponta de Areia (AMPAC), o Jornal Comunitário O Samburá, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a Reserva Extrativista do Cassurubá e o Instituto Chico Mendes (ICMBIO). 

Veja imagens exclusivas do interior da aeronave que vai atender Aeroporto de Teixeira de Freitas

Veja imagens exclusivas do interior da aeronave que vai atender Aeroporto de Teixeira de Freitas

vod1

vod2

Fonte: Teixeiranews

Voo inaugural da Azul estreia rota comercial no aeroporto de Teixeira de Freitas


vood'

Às 09h50 desta quarta-feira (10/09), ocorreu o pouso de um avião da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, no Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, que marcou o voo inaugural para o inicio da operacionalidade do Aeroporto de Teixeira. Além de vários convidados, o voou inaugural trouxe o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), o prefeito João Bosco Bittencourt (PT), e o diretor de assuntos institucionais da Azul, Ronaldo Veras. A partir do próximo dia 29 de setembro, está previsto a chegada e saída do primeiro voo comercial ligando Teixeira de Freitas ao aeroporto internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte e demais conexões. No entanto, segundo o assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, a companhia ainda aguarda autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para manter a data de iniciar os voos comerciais, com previsão para Teixeira de Freitas, em 29 de setembro. As aeronaves que operarão no Aeroporto 9 de Maio em Teixeira de Freitas, serão uma dos 5 modelos dos aviões da ATR que podem transportar entre 48 e 68 passageiros, e conforme a demanda, poderão ser os E-jets que levam entre 86 e 118 passageiros.
vod3


O aeroporto de Teixeira de Freitas foi recentemente revitalizado e recebeu recursos da ordem de R$ 5 milhões do Governo do Estado e com previsão de investimentos já anunciados de mais R$ 10 milhões. Trata-se de um consórcio formado pelas empresas UTC e Sinart. Conforme o governador Jaques Wagner, o objetivo do governo é que o terminal aéreo teixeirense se transforme em uma base regional e sirva como base de apoio para escalas e conexões de voos, principalmente as de natureza regional.

Mais noticias aqui


Fonte: Teixeiranews