quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Budião-azul entra na lista de espécies em extinção

No dia 17 de dezembro o governo brasileiro através do MMA e ICMBio publicou a lista oficial de espécies ameaçadas de extinção. Neste dia foram publicadas, simultaneamente, as listas de fauna e flora. Foi a primeira vez que quase todas as espécies conhecidas do Brasil foram avaliadas de uma só vez (100% dos vertebrados terrestres e aquáticos, mais um grande número de plantas e invertebrados).

As listas anteriores eram baseadas apenas em amostragens de espécies, dando um retrato em muitos casos apenas parcial da situação de conservação das espécies brasileiras. Entre os animais terrestres o número de espécies avaliadas aumentou de 816, na lista de 2003, para 6.840, na lista atual, por exemplo.
Resumindo o documento, o país tem 3.286 espécies ameaçadas de fauna e flora, sendo:
  • 698 espécies ameaçadas de animais terrestres (incluindo 165 na categoria mais grave, “criticamente em perigo”, com altíssimo risco de extinção)
  • 475 espécies ameaçadas de animais aquáticos e marinhos (153 delas “criticamente em perigo”)
  • 2.113 espécies ameaçadas de plantas (467 delas “criticamente em perigo”)
Algumas espécies (259) que figuravam nas listas anteriores deixaram de ser classificadas como ameaçadas, como é o caso da baleia jubarte, mas 720 espécies de animais que não figuravam nas listas anteriores (porque não eram consideradas ameaçadas ou nem chegaram a ser avaliadas) entraram para a nova lista vermelha como ameaçadas de extinção; sendo 395 terrestres e 325 aquáticas, neste caso, várias espécies de tubarões, como os martelos  e o galha-branca  e um peixe bastante conhecido e apreciado em nossa região, o budião azul.

Para saber mais: http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6658-mma-e-icmbio-divulga-novas-listas-de-especies-ameacadas-de-extincao.html

FONTE: ICMBio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário