sexta-feira, 6 de março de 2015

Caranguejos são capturados em operação de fiscalização da Resex do Cassurubá em Caravelas e Nova Viçosa

  
Uma nova ação de fiscalização foi realizada pela Reserva Extrativista (Resex) de Cassurubá (BA), entre os dias 19 e 24 de fevereiro, visando atender novas denúncias de cata de caranguejo durante o período de defeso do caranguejo-uça. Desde janeiro, a equipe da Unidade de Conservação (UC) tem realizado operações de fiscalização a partir do recebimento e apuração de denúncias.

Segundo Marcelo Lopes, chefe da Resex, a equipe se deparou mais uma vez com caranguejos capturados irregularmente. Em uma das ações, foram apreendidos e devolvidos ao mangue aproximadamente 250 caranguejos, provenientes de uma região denominada Perobas, situada no interior da Reserva.

Alguns dias após essa ação, por meio da apuração de denúncias, investigações em campo e diversas tentativas de flagrante, foram apreendidos mais 1500 caranguejos, todos provenientes da mesma região, momentos após eles serem repassados ao atravessador no município de Nova Viçosa. Os caranguejos seriam transportados para abastecer um restaurante na cidade de Vitória (ES), mas com a apreensão foram devolvidos ao mangue. Durante as ações, também foram apreendidos 35 quilos de camarão, devido ao transporte realizado de maneira irregular.


Na próxima semana, a equipe da Resex realizará reuniões com as secretarias municipais de Meio Ambiente dos municípios de Nova Viçosa e Caravelas para discutir os procedimentos adotados na região. “Orientaremos os profissionais que comercializam caranguejo e iremos alertá-los a respeito da obrigatoriedade de se respeitar os períodos de defeso”, explicou Marcelo.

FONTE: Ascom/ICMBio, disponível também no Informativo ICMBio em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário