terça-feira, 25 de agosto de 2015

Governo do Estado da Bahia assume gestão do Aeroporto de Caravelas

O Aeroporto de Caravelas foi transferido pela Aeronáutica para a responsabilidade do governo da Bahia durante ato oficial realizado no dia 22 com a presença da comunidade, autoridades da região e presenças do Ministro da Defesa, Jaques Wagner e do governador baiano, Rui Costa.

Criado há sete décadas pelo Governo brasileiro em acordo com os americanos, o Aeroporto de Caravelas foi um ponto estratégico na segunda guerra mundial. Devido a localização em faixa intermediária do litoral do país, a estrutura funcionou como base aérea militar das forças aliadas. "Este aeroporto era fundamental às forças armadas. Era vital na logística de muitas estratégias. Também era aqui onde eram pensadas manobras de guerra que dependiam de um ponto de abastecimento", explicou o brigadeiro José Hugo Wolkmer, comandante do segundo comando aero regional, responsável pelo nordeste brasileiro.

Pelo aeródromo também passaram grandes nomes como o do francês Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico O Pequeno Príncipe. O francês voou pelo território brasileiro na década de 30, quando era piloto da Compagnie Générale Aéropostale.

Para iniciar o funcionamento das rotas comerciais, o governo estadual aguarda a homologação por parte do governo federal. Segundo o governador, ainda neste ano licitações serão feitas para a seleção da empresa privada que ficará responsável pela gestão do aeroporto.


FONTE: Radar 64 e Caravelas Pity.

Nenhum comentário:

Postar um comentário