sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O Carnaval acabou e com ele todo mundo se tornou um pouco mais feliz, seja por causa dos amigos e familiares vindos de várias partes do país, seja pelos empregos temporários que surgiram em todo canto ou apenas pelo clima de festa!



Na edição 60 do Jornal Comunitário O Samburá, vamos estar falando das festividade do Carnaval. Por enquanto vejam algumas imagens de foliões que estiveram pelo circuito do carnaval de Caravelas.

Foto: Anerivan Reinalda
Foto: Anerivan Reinalda
Foto: Anerivan Reinalda
Foto: Anerivan Reinalda

Jornal o Samburá, Edição 59

ICMBio combate a pesca ilegal no interior do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

 
Equipe do PNM dos Abrolhos e da Resex do Cassurubá realizaram no dia 12/02 atividades de fiscalização para combater a pesca ilegal no interior do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA), mais especificamente no Recife da Timbebas. A ação bem sucedida resultou na apreensão de 04 embarcações, 17 armas de caça submarina e 45 quilos de pescado. Destas embarcações 03 eram lanchas rápidas usadas para a caça submarina. Embarcações, equipamentos e pescados foram apreendidos. Os responsáveis foram autuados e responderão processo por infração ambiental. 

FONTE: PNM dos Abrolhos.



Denúncia: derramamento de óleo no Canal do Tomba, em Caravelas



No último dia 09 recebemos a denúncia de um vazamento de óleo na área do Canal do Tomba, próximo ao local de operação da dragagem. A equipe da Resex se deslocou até lá e constatou a veracidade da denúncia, uma mancha de óleo de aproximadamente 100 metros de diâmetro. No local havia 07 embarcações que prestam serviço à Fibria S.A., dentre dragas e embarcações de apoio.

Diante desta situação notificamos a empresa para que esta prestasse esclarecimentos sobre o fato ocorrido, assim como, suspendesse as atividades de dragagem por 48 horas. Como a empresa se negou a suspender as atividades a equipe da Resex de Cassurubá decidiu autuar a Fibria S.A. em R$ 300.000,00 por descumprimento de notificação. 
Infelizmente a mancha de óleo se perdeu no oceano sem que nenhuma providência fosse adotada para contê-la.

  

Fonte: Resex do Cassurubá
Imagem: RESEX

Fibria apoia resgate de náufragos em Nova Viçosa


14 pessoas que estavam em um barco pesqueiro foram resgatadas pela embarcação que faz transporte de madeira para a Fibria


Uma embarcação da Companhia de Navegação Norsul, que presta serviços de transporte marítimo para a Fibria, resgatou, nos dias 5 e 6 de fevereiro, 14 sobreviventes de um naufrágio na região de Coroa Vermelha (Ilha dos Corais), no município de Nova Viçosa, no sul da Bahia.
O navio, que estava fazendo uma operação de carregamento de madeira da Fibria em Caravelas e seguia para Portocel, em Aracruz (ES), iniciou o trabalho de resgate às 18h30 do dia 5 e terminou às 16h30 do dia seguinte.
Com apoio da Marinha, a equipe de tripulantes da barcaça prestou os primeiros socorros e levou os sobreviventes ao Terminal Marítimo de Caravelas, da Fibria.
No barco pesqueiro havia 16 pessoas. Destas, 14 foram resgatadas pela tripulação da Norsul, uma foi resgatada por outra embarcação, em Conceição da Barra (ES), e uma morreu. 

Fonte; Pauta6

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Carnaval antecipado de Caravelas, CarnaBarra, é animado por Charanga, machinhas, blocos, bandas locais, regionais e renome nacional.



CarnaBarra é o carnaval antecipado de Caravelas que acontece todos os anos na praia do Grauçá em Barra de Caravelas, promovida pela prefeitura municipal de Caravelas através da secretária de turismo do município.

No primeiro dia, 30 de janeiro (sexta-feira), às 18:00 horas, “Bloco do goroçá” formado por alguns moradores do Grauçá saem em direção a arena do CarnaBarra animado pela Charanga Siripóia, com muita alegria e diversão. No dia anterior o grupo que compõe o bloco espalhou em alguns pontos da comunidade barrense placas de educação ambiental, alertando a importância do meio ambiente e o quanto se deve preservá-lo.

Sábado, dia 31 de janeiro foi a vês do tradicional bloco das piranhas. Homens vestidos exageradamente de trajes femininos e maquilagens extravagantes que abrilhanta o segundo dia do CarnaBarra com mini trio ao som das tradicionais machinhas  tocadas e cantadas pela Charanga Siripóia da Barra de Caravelas.

Todas as noites a partir das 22:00 horas, milhares de pessoas foram “arrastadas” pelo Trio Abrolhos ao som das bandas locais até a praia do Grauçá, onde estava montada uma estrutura de barracas, palco e sonorização para as bandas Regionais e a tão esperada banda Parangolé.

No domingo as festividades são encerradas com  desfiles e bandas no trio e balco, deixando um gostinho de quero mais.