terça-feira, 25 de agosto de 2015

Diálogo para o aprimoramento dos parâmetros técnicos do Programa de Regularização Ambiental do Estado da Bahia

O Projeto para o Aprimoramento do Programa de Regularização Ambiental do Estado da Bahia está convidando todos os profissionais envolvidos para o Diálogo para o aprimoramento dos parâmetros técnicos do PRA da Bahia: definição de metodologias para recomposição da vegetação nativa da Mata Atlântica que vai acontecer no dia 04/09/2015, das 0​8​ às 17, ​no auditório da CEPLAC/CEPEC - Rodovia Ilhéus - Itabuna, km 22.

Estão na pauta:

- Levantamento da diversidade das situações ambientais em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal no Bioma Mata Atlântica do estado da Bahia.

- Recomendações de metodologias de recuperação de áreas degradadas e alteradas em cada situação ambiental.

- Aprimoramento do Programa de Regularização Ambiental do estado.

Para saber mais e fazer a inscrição para participação no evento, clique aqui.

FONTE: SEMA-BA.

Mineiros reivindicam saída para o mar

Reportagem de jornal mineiro reivindica saída para o mar e estados vão a arquivos para esclarecer transação que teria ocorrido em 1910


“Olha aí o nosso mar”. Essa frase foi escrita por Fernando Brant, músico mineiro e parceiro de Milton Nascimento no Clube da Esquina, numa reportagem publicada na revista O Cruzeiro, em 1973. O texto tratava sobre a história do “mar de Minas”, que teve início com a ferrovia Bahia-Minas, que ligou Ponta de Areia a Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha durante os anos de 1881 a 1966. 

Para incentivar a construção da linha pela iniciativa privada, Dom Pedro II (1825-1891) teria concedido à Companhia de Estrada de Ferro Bahia e Minas a posse de um trecho de terra que começa na divisa dos municípios de Serra dos Aimorés (MG) e Mucuri (BA) e termina no mar, em um filete de chão que inclui parte da cidade histórica de Caravelas, o distrito de Ponta de Areia e a comunidade da Barra de Caravelas, num total de 12 quilômetros de largura por 142 quilômetros de extensão.

Mas ao que contam, esta empresa, menos de uma década depois enfrentou dificuldades financeiras e hipotecou esta terra ao Banco de Crédito Real do Brasil. Em 1908, já proclamada a República, a instituição financeira executou a dívida. Dois anos depois o banco enfrentou crise financeira e repassou a terra ao governo de Minas Gerais. Por algum motivo, no entanto, o estado jamais explorou a terra e o assunto permaneceu no esquecimento por quase quatro décadas. Apenas em 1948 o governo mineiro reivindicou a propriedade das terras, encaminhando documentos oficiais ao governo da Bahia. 

Os governantes baianos jamais responderam aos ofícios mineiros, mas a história se tornou pública na década de 1970, quando Fernando Brant levou o caso para as páginas da revista O Cruzeiro. Em seu texto, Fernando Brant pedia uma resposta dos governantes baianos, ao que não foi atendido na época. 

Hoje este assunto volta à tona devido a uma reportagem publicada pelo Jornal Estado de Minas e divulgada por outra dezenas de jornais impressos, sites de notícia e rádios que informaram que o governo mineiro teria montado uma “força-tarefa” para esclarecer esta curiosa história. Segundo as informações publicadas pelo Jornal, profissionais de seis órgãos foram escalados para localizar possíveis documentos.

Um dos órgãos envolvidos na “força-tarefa” é o Instituto de Geoinformação e Tecnologia de Minas Gerais (IGTEC). Em nota, o IGTEC reforça que, “à luz dos registros oficiais, a divisa de Minas com a Bahia é estabelecida, formalmente, por decreto (número 24.155)” e que nele “não consta qualquer faixa de terras pertencentes a Minas Gerais, que se estenda até o litoral de outro estado”. 

Este assunto mexe tanto com os baianos quanto com os mineiros, mas além de toda especulação, vale lembrar que o polêmico assunto não altera o mapa do Brasil. Tampouco significa dizer que Caravelas será incorporada ao território mineiro. Na prática, sendo localizados os documentos que confirmem a história, é como se Minas fosse uma pessoa física ou empresa com o título de posse de uma área no estado vizinho, devendo obedecer às leis de lá.

“Não muda nada no mapa nacional. Seria uma propriedade do ente federativo Minas (no território da Bahia)”, disse Leonardo Barbabela, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Brincadeiras e provocações à parte, a viagem que Fernando Brant fez de Belo Horizonte a Caravelas para apurar a matéria foi muito proveitosa, pois ele contava que foi a partir dela que veio a inspiração para que escrevesse a canção Ponta de Areia, que na voz de Milton Nascimento ficou mundialmente conhecida. 

A postura do governo mineiro é a de que não há disputa, mas Brant, lá em 1970, provocava: 
“É apenas um fiapo no mapa, mas é o quanto basta para Minas. Um fio de linha, uma modesta e tímida maneira de se chegar ao mar. O direito real é aclarado pelos documentos; falta a posse de fato para que o mineiro possa um dia dizer, debaixo das amendoeiras de Grauçá e Aracaré: ‘Olha aí o nosso mar’. E continua: ‘Seria isso verdade?’, perguntará o ansioso mineiro. Será que os pintores, escritores, poetas mineiros perderão este elemento tão inspirador e legendário, a nostalgia do mar?” 

Para ler o texto completo e assistir alguns vídeos produzidos pela equipe do Jornal O Estado de Minas, clique aqui. 

FONTE: Jornal O Estado de Minas.

Governo do Estado da Bahia assume gestão do Aeroporto de Caravelas

O Aeroporto de Caravelas foi transferido pela Aeronáutica para a responsabilidade do governo da Bahia durante ato oficial realizado no dia 22 com a presença da comunidade, autoridades da região e presenças do Ministro da Defesa, Jaques Wagner e do governador baiano, Rui Costa.

Criado há sete décadas pelo Governo brasileiro em acordo com os americanos, o Aeroporto de Caravelas foi um ponto estratégico na segunda guerra mundial. Devido a localização em faixa intermediária do litoral do país, a estrutura funcionou como base aérea militar das forças aliadas. "Este aeroporto era fundamental às forças armadas. Era vital na logística de muitas estratégias. Também era aqui onde eram pensadas manobras de guerra que dependiam de um ponto de abastecimento", explicou o brigadeiro José Hugo Wolkmer, comandante do segundo comando aero regional, responsável pelo nordeste brasileiro.

Pelo aeródromo também passaram grandes nomes como o do francês Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico O Pequeno Príncipe. O francês voou pelo território brasileiro na década de 30, quando era piloto da Compagnie Générale Aéropostale.

Para iniciar o funcionamento das rotas comerciais, o governo estadual aguarda a homologação por parte do governo federal. Segundo o governador, ainda neste ano licitações serão feitas para a seleção da empresa privada que ficará responsável pela gestão do aeroporto.


FONTE: Radar 64 e Caravelas Pity.

Professor baiano lança app gratuito que prepara alunos para o Enem

Estão disponíveis, no software, as principais fórmulas de física e mais de 100 questões do Enem resolvidas e comentadas


Atento a esta nova demanda por parte dos estudantes, o professor de física do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Paulo Vicente, teve uma ideia inovadora. Ele resolveu criar um aplicativo gratuito que ensinasse conteúdos da disciplina de forma dinâmica e acessível. "Eu queria que os estudantes pudessem ter um guia de referência de física na palma da mão, para poderem revisar as fórmulas e conceitos enquanto estão no ônibus ou em qualquer lugar", explicou Vicente.

Intitulado de "Física Interativa", a primeira versão do software foi lançada em fevereiro de 2014 e, em um ano, atingiu a marca de 100 mil downloads. Segundo o professor baiano, no entanto, havia alguns problemas com a versão inicial. "Tinha o inconveniente de somente funcionar quando o celular está com o plano de dados ligado. No entanto, nem todos os estudantes possuem plano de dados. Muitos dos usuários pediam uma versão que funcionasse offline", contou.

Graças a essa demanda do público, Paulo Vicente lançou, em abril de 2015, uma nova versão do aplicativo que funciona também offline. Estão disponíveis, no software, as principais fórmulas de física, 26 horas de aulas dos principais assuntos além de mais de 100 questões do Enem resolvidas e comentadas.

FONTE: IBahia.

Pescadoras ocupam Ministério da Pesca na Bahia e realizam atos públicos em defesa da sua identidade cultural

Desde a manhã de hoje, mais de 500 pescadoras integrantes da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP) e do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) ocupam a sede da Superintendência da Pesca e Aquicultura na Bahia e realizam diversos atos públicos em frente ao Elevador Lacerda em Salvador. O ato segue até o dia de amanhã.

As pescadoras denunciam as arbitrariedades do governo federal que visam negar a identidade cultural das pescadoras conforme descreve de forma autoritária o decreto 8425 que entrou em vigor no dia 15 de Julho de 2015. Ao mesmo tempo, querem dar visibilidade a importância cultural, social e econômica das atividades pesqueiras praticadas tradicionalmente por essas mulheres.

Para saber mais sobre a petição online contra o decreto 8425, clique aqui.

FONTE: Assessoria de comunicação do Conselho Pastoral dos Pescadores - Nacional

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Punição a pais por faltas a reuniões escolares pode ser agravada

Senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) divergiram, nesta terça-feira (18), sobre flexibilizar ou não as punições estabelecidas em projeto de lei (PLS 189/2012) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Depois de alguma polêmica, a comissão acabou aprovando substitutivo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) à proposta, que estipula penalidades para os pais ou responsáveis que não participarem das reuniões escolares de avaliação de seus filhos ou dependentes.
Segundo explicou Bezerra, os pais ou responsáveis terão que comprovar a presença a, pelo menos, quatro reuniões anuais para se livrarem de eventuais sanções. Quem não cumprir esta exigência poderá enfrentar punições similares às aplicadas ao eleitor que deixa de votar, como ficar proibido de se inscrever em concurso público; de receber remuneração ou proventos de emprego ou função pública; de obter empréstimo em bancos oficiais; de tirar passaporte e carteira de identidade.
- Se o voto é obrigatório, mais obrigatório ainda é o mandamento constitucional que impõe a obrigação da família acompanhar o rendimento escolar de seu dependente - sustentou Bezerra.
O relator disse ainda ter abrandado o PLS 189/2012 ao retirar duas punições previstas no texto original. Assim, ficaram de fora do substitutivo a proibição de renovação de matrícula em escola pública e de participação em qualquer ato para o qual se exija quitação com o serviço militar ou declaração de imposto de renda.

Judicialização

Ao mesmo tempo em que defendeu a proposta de Cristovam e seu substitutivo, Bezerra recomendou a rejeição de emenda substitutiva oferecida pelo senador Donizetti Nogueira (PT-TO). Como Donizeti só propunha punição aos pais ou responsáveis a partir da ausência a quatro reuniões, o relator considerou que sua emenda "prejudicava o mérito do projeto original".
Bezerra também rejeitou sugestão da senadora Simone Tebet (PMDB-MS) no sentido de se flexibilizar estas punições. Preocupada em resguardar as famílias mais humildes, Simone sugeriu que, na primeira ausência a uma reunião de avaliação, o pai ou responsável recebesse uma advertência da escola. Já na segunda falta seguida, a escola deveria informar o fato ao juiz da comarca para a adoção de providências.
Para o relator do PLS 189/2012, a interferência do juiz na relação escola-família vai criar uma "judicialização desnecessária". Já a sugestão de Simone recebeu o apoio dos senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Lasier Martins (PDT-RS).

Votação final

Na avaliação de Donizeti, sua emenda substitutiva não alterava o mérito nem prejudicava a proposta de Cristovam.
- O projeto trata a ferro e fogo (a falta a reunião escolares) e na minha proposta eu quis graduar a pena - disse Donizetti.
Uma saída para o impasse surgiu quando Cristovam sugeriu que a CE aprovasse o substitutivo de Bezerra e deixasse a discussão de mérito sobre o PLS 189/2012 para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). As posições de Donizeti e Simone sobre a flexibilização das penas pelas faltas a reuniões escolares voltariam a ser apresentadas lá, onde o projeto vai a votação final.
Fonte: Senado Justiça

Aeroporto de Caravelas será transferido para o Governo do Estado da Bahia com presença de Vagner e Rui Costa

Está prevista para o dia 21 de agosto a solenidade de transferência do Aeroporto de Caravelas da Força Aérea Brasileira para o Governo do Estado da Bahia. Conforme está sendo divulgado, o momento solene contará com as presenças do Governador Rui Costa, do Ministro da Defesa Jaques Wagner e de prefeitos e lideranças da região, além de representantes da comunidade de Caravelas.

No dia 08/08 aconteceu a vistoria do aeroporto com presença do Major-Brigadeiro, José Hugo Volkmer, comandante do Aéreo Regional da Aeronáutica (II COMAR), de Recife e de Denisson de Oliveira, Diretor de Terminais e Aeroportos do Governo do Estado da Bahia. Segundo, o comandante Volkmer, no dia da entrega (20) será montada novamente a estrutura do evento Ação Global que já aconteceu no dia 01/08, com oferta de serviços voltados à cidadania, saúde, educação e cultura. Além dos atendimentos, acontecerão novamente alguns vôos panorâmicos com a participação da comunidade e estudantes.

FONTE: Com informações da Associação para Preservação do Polo do Descobrimento e Caravelas Pity.

Beija-flor raro é reencontrado no sul da Bahia


O beija-flor Glaucis dohrnii, espécie endêmica da Mata Atlântica que ocorre entre o sul da Bahia e o norte do Rio de Janeiro, surpreendeu a equipe de monitoramento de avifauna da Fibria em recente campanha realizada entre os municípios de Teixeira de Freitas e Vereda, no sul da Bahia, na Fazenda Alcoprado, área de conservação ambiental da empresa. Uma ave que havia sido registrada pela equipe em março de 2008 e devidamente anilhada foi reencontrada. O resultado significa uma sobrevida de 7 anos e 4 meses, um recorde para a espécie, segundo observa Thiago Rizzo, analista de Meio Ambiente Florestal da Fibria.

Quando anilhado, em 2008, o beija-flor já era adulto. Rizzo explicou que, de acordo com a literatura científica, o tempo médio de vida dos beija-flores na natureza gira em torno de 5 anos, daí a surpresa com o "vovô beija-flor" reencontrado em Alcoprado. A região, segundo ele, é a área com maior riqueza de biodiversidade no extremo sul baiano.
O beija-flor consta da lista de aves ameaçadas do Brasil desde 1967. Também está na lista de aves ameaçadas do estado do Espírito Santo, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama-ES), e na lista da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN). A região de Alcoprado, onde a ave foi registrada, abriga atualmente a maior população da espécie, estimada em aproximadamente 100 indivíduos.

FONTE: Pauta 6.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Novenário de Lourdes começa dia 06 em Ponta de Areia

Espanhóis demonstram interesse em investir na Bahia e governo estadual aponta para concessão do Aeroporto de Caravelas

Para ampliar e fortalecer as relações diplomáticas e comerciais entre Bahia e Espanha, o governador Rui Costa recebeu, no dia 19/07 na Governadoria do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, uma comitiva de autoridades espanholas, entre elas, o ministro de Relações Exteriores e de Cooperação, Garcia Margallo y Marfil, e o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara Hermoso.

De acordo com o secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, durante a reunião, foram apontadas as possibilidades de investimentos e “sinalizadas áreas importantíssimas, como logística e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Vamos fazer também a licitação do Porto Sul num prazo não muito longo”.

Em decorrência do potencial turístico baiano, Dauster disse que assuntos relacionados à logística nas regiões sul e extremo sul do estado também estiveram em pauta. “Conversamos sobre a possibilidade de investimentos turísticos na Costa das Baleias, acompanhada de uma concessão de aeroportos. Temos o aeroporto de Ilhéus e a perspectiva do aeroporto de Porto Seguro. Serão todos transformados em concessões.Há também uma possível concessão privada do Aeroporto de Caravelas e Teixeira de Freitas para o desenvolvimento do turismo naquela região”.

Ainda segundo o secretário, foi um encontro muito produtivo e bem direcionado. “Saímos da reunião com a decisão de que faremos, imediatamente, uma reunião com o embaixador da Espanha para preparar um fórum empresarial, em São Paulo, com empresários espanhóis para apresentarmos um leque de opções em investimentos na Bahia em muitas áreas”.

Dauster ressaltou que, atualmente, existem na Bahia diversas empresas espanholas importantes para a economia. “A reunião foi para identificar oportunidades econômicas”. Do Governo do Estado, participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Social, Carlos Hereda, e do Turismo, Nelson Pelegrino, o superintendente estadual de Atenção Integral à Saúde, Mateus Simões, e o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno.

FONTE: Ascom / Governo da Bahia
http://farolparaabrolhos.blogspot.com.br/

A aeronáutica realiza atividade no aeroporto de Caravelas e leva estudantes e moradores para vôos panorâmicos

A Aeronáutica promoveu no dia 1 de agosto, no aeroporto da base aérea da cidade de Caravelas, um dia de Ação Global, evento que teve como tema "Qualidade de vida em Saúde e Segurança do Trabalho”, oferecendo serviços voltados à cidadania, saúde, educação e cultura. Além dos atendimentos, aconteceram também vôos panorâmicos com a participação de moradores de Caravelas e professores e alunos da Escola Estadual Polivalente e de escolas municipais. 


A ação foi um evento da Base Aérea de Natal (BANT), que participou em Caravelas da 223ª Edição da Ação Global. Durante a atividade, os militares realizaram palestras sobre as formas de ingresso na Força Aérea Brasileira (FAB) e, também, sobre a história da BANT, unidade da FAB que sedia os esquadrões responsáveis pela formação operacional dos pilotos. Já os oficiais médicos do Hospital da Aeronáutica de Natal realizaram 412 atendimentos em diversas especialidades, como clínica médica e odontológica. A Ação Global em Caravelas foi comandada pessoalmente pelo o Major-Brigadeiro do Ar, José Hugo Volkmer, comandante Aéreo Regional da Aeronáutica (II COMAR), em Recife, com base em oito dos nove estados Nordestinos. Foram parceiros a Secretaria de Educação e de Saúde de Caravelas. 

O Major José Hugo Volkmer, na oportunidade, encontrou com três moradores de Caravelas que na década de quarenta trabalharam na construção do aeroporto da Base Aérea de Caravelas. O encontro foi com os senhores Derliciano Silvestre, de 90 anos, Elias de Jesus Siquara, 92 anos, e o engenheiro tenente aposentado da aeronáutica, Senhor Fontes, 84 anos. Juntos permaneceram horas relembrando os momentos que marcaram a época da construção do aeroporto, inaugurado em 1947, com o objetivo de atuar como Base Aérea Militar das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. “Foi de extrema satisfação encontrar em Caravelas companheiros históricos que fizeram parte de um marco salutar para a segurança do país”, disse o brigadeiro.

FONTE: SulBahiaNews, disponível também aqui
http://farolparaabrolhos.blogspot.com.br/

Promessa é que Colégio Universitário da UFSB comece a funcionar a partir do mês de fevereiro de 2016 em Caravelas

O anúncio aconteceu durante o Encontro Regional do I Fórum Social, no Campus Paulo Freire, da Universidade Federal do Sul da Bahia que aconteceu em Teixeira de Freitas nos dias 31/07 e 1º/08.

Em seu discurso, a vice-reitora, Joana Angélica Guimarães, informou que a UFSB já conta com 1.600 alunos, dividido nos três campi da universidade (Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas). Segundo ela já estão funcionando oito colégios universitários, sendo que dois estão no Campi Paulo Freire, um na cidade de Itamaraju e o outro na própria Teixeira de Freitas. E anunciou que o novo colégio universitário está se instalando na cidade de Caravelas e começa a funcionar a partir do mês de fevereiro de 2016, para atender toda a região litorânea composta por Caravelas, Alcobaça e Prado.

O Colégio Universitário de Caravelas da UFSB terá cerca de 330 vagas, com o primeiro ano focado na formação geral dos estudantes, um modelo pioneiro no Estado. Após esse período, o aluno terá acesso às Licenciaturas Interdisciplinares nas áreas de Artes, Ciência da Natureza, Ciência Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Computação. O modelo pedagógico é inovador e pretende permitir que o estudante primeiro ingresse na universidade e faça disciplinas comuns e só depois de dois anos escolha a carreira na qual pretende se graduar. Em Caravelas o Colégio Universitário será operado e supervisionado pela UFSB nas instalações da Escola Estadual Polivalente, que será cedida pelo governo estadual.

FONTE: Teixeira News, disponível aqui.
http://farolparaabrolhos.blogspot.com.br/

União reconhece área indígena no município do Prado

Por meio da publicação no Diário Oficial da União (DOU) do dia 27/07, a comunidade indígena do município do Prado tomou conhecimento da decisão sobre processo de análise da demarcação de áreas pertencentes aos índios pataxós. O despacho de João Pedro Gonçalves da Costa (Presidente da Fundação Nacional do Índio – FUNAI), no Processo FUNAI/BSB N.° 08620.015374/2014-48, reconhece o território medindo cerca de 28 mil hectares, como áreas da Terra Indígena Comexatiba.

Esse território mede cerca de 129 km, onde vivem os pataxós, cerca de 732 pessoas (segundo números do Ministério da Saúde, do ano de 2013). “A faixa de terra se estende da região da Praia da Amendoeira até as proximidades de Corumbau, numa pedra chamada de ‘Bunda da Nêga’, segundo informações de José Francisco Neves, o ‘Cacique Timborana’, da Aldeia Cahy.

O Relatório de Identificação e Delimitação da área indígena é o resultado do trabalho das antropólogas Leila Silvia Burger Sotto-Maior e Sara Braga.

FONTE: Primeiro Jornal.

Informes da Resex de Cassurubá

Atividade 01: Processo Formativo Solidário



Teve início o ciclo de processos formativos em Economia Solidária da Resex de Cassurubá. Este processo formativo é um dos principais elementos do Projeto Cassuruçá - Uma Rede Solidária do Caranguejo-Uçá.
Esta primeira etapa do processo formativo, que ocorreu entre os dias 21 e 22 de julho, contou com o apoio de Magda de Almeida (Unisol Bahia) e Ademar Bogo (Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica). Foram apresentados os princípios da Economia Solidária, exemplos e experiências exitosas desta nova relação de trabalho. A capacitação foi baseada em metodologias participativas, na oralidade e na musicalidade. Os ribeirinhos se sentiram a vontade para expor a atual situação de exploração vivenciada em relação aos atravessadores de caranguejo e manifestaram o total interesse em integrar a Rede Solidária do Caranguejo-Uçá.

O professor Ademar Bogo aproveitou a oportunidade para plantar a semente de práticas agroecológicas e se colocou a disposição para a apoiar os nossos comunitários a desenvolver a pequena agrícola como forma de melhorar a renda familiar e oferecer alternativas às práticas extrativistas.

No final do encontro ainda rolou uma pequena roda de capoeira, protagonizada pelo nosso amigo Venicius e um de seus discípulos.

Atividade 02: Reunião com a Marinha

No dia 23 de julho a Resex de Cassurubá realizou uma reunião com a Marinha do Brasil, na figura do Sgt. Morais. O objetivo do encontro foi alinhar a Resex de Cassurubá ao sistema SAR, protocolo de Busca e Salvamento global, como forma de contribuir de maneira eficiente caso ocorram acidentes envolvendo pescadores artesanais. Definimos uma agenda para a construção de um protocolo local, assim como uma futura capacitação para as equipes da Resex de Cassurubá e do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

Após este encontro houve a necessidade de uma atuação em parceria com a Marinha do Brasil. Neste último sábado, dia 01 de agosto, um pescador da comunidade de Barra de Caravelas não retornou após o dia de trabalho. A marinha e o ICMBio local foram contactados pela comunidade, e com o apoio da embarcação Abrolhos (recente aquisição do Parque Nacional Marinho de Abrolhos) foram realizadas buscas nas áreas possíveis. No entanto o resgate foi realizado por uma embarcação pesqueira de Caravelas, que felizmente encontrou a embarcação presa a rede de pesca. As buscas foram dificultadas pela total ausência de sinalização por parte do pescador, que não possui ao menos uma lanterna.

O Sgt. Morais tem demonstrado grande empenho e comprometimento público com os pescadores da nossa região. Já participou de várias reuniões com os pescadores das nossas comunidades com o intuito de difundir ideias e práticas mais seguras. Pudemos presenciar uma delas na comunidade de Barra de Caravelas, reunião esta promovida pelo Presidente, Sr. Antônio, e Vice- Presidente, Marina Portela, da Associação dos Moradores e Pescadores da Comunidade de Barra de Caravelas.

Atividade 03: Visita a Bahia Pesca


Na última semana a Associação dos Moradores da Tapera e Miringaba e a Resex de Cassurubá visitaram a Bahia Pesca em Salvador. A razão do encontro foi o Projeto de Cultivo de Ostras que será implantado na comunidade ribeirinha.

Fomos recebidos com entusiasmo e solicitude pelos colegas Bruno e Sanches, ambos da equipe técnica da empresa pública da Bahia. A equipe nos garantiu que na primeira quinzena de setembro as estruturas dos criatórios serão instaladas e que em nove meses após provavelmente as primeiras colheitas já serão possíveis.

Aproveitamos a oportunidade para tratar outros futuros projetos que venham a beneficiar as nossas populações tradicionais, oportunizando a melhoria da economia familiar e qualidade de vida das pessoas, e como consequência reduzindo a pressão sobre os recursos naturais.

Atividade 04: Fiscalização em Alcobaça

A equipe de fiscalização da Resex de Cassurubá realizou na última semana uma operação de fiscalização no município de Alcobaça. Esta ação foi resultado de uma provocação feita pelos próprios pescadores daquele município. A colônia de pescadores Z24, na figura do seu Presidente Pedro Samarony (Goroçá), nos apresentou um abaixo-assinado com 125 assinaturas solicitando a ação por parte da Resex.

O caso é relacionado a prática de arraste em balão duplo que foi introduzido recentemente por um dos pescadores da região, que trouxe a técnica após passar um tempo pescando no estado do Espírito Santo. A pesca com balão duplo não é permitida na Resex de Cassurubá devido ao Acordo de Pesca (Portaria ICMBio 179/2013).

Apesar de não ter sido encontrado nenhum balão duplo na água os pescadores denunciados foram abordados e informados sobre o Acordo de Pesca, assim como receberam cópias do documentos. Foram alertados que caso a irregularidade voltar a ocorrer sofrerão as sanções administrativas e penais devidas.

Atividade 05: Bolsa Verde

Nesta última semana do mês de julho teve início mais uma rodada de assinaturas de termos de adesão ao Programa Bolsa Verde pela Resex de Cassurubá. Mais de uma centena de comunitários e comunitárias foram atendidos pessoalmente pela analista ambiental Priscilla Estevão, sendo assinados até o momento 42 termos. Além de realizar os procedimentos burocráticos que permitem o acesso ao benefício, a colega Priscilla aproveitou a oportunidade para explicar em detalhes os objetivos do programa e informar sobre as próximas reuniões que irão definir o Perfil do Beneficiário da Resex de Cassurubá.



Jovem barrense se destaca construindo barco para pesca



Na edição Junho e Julho o Jovem João Marcos Santos Figueredo de 21 anos, Pescador e morador da Barra é destaque na capa do "O Samburá". Profissional da pesca, desde os seus 12 anos de idade, hoje com 21 anos também é um profissional na construção de barcos. Seu primeiro barco foi feito para seu pai.
Vale apenas folhear o Jornal "O Samburá" e conferir essa reportagem de Edvaldo Souza e muito mais.

Capa da Edição 64 - Jovem barrense se destaca construindo barco para pesca

Na edição deste mês vamos mostrar o que faz um jovem, que acreditou em seu potencial e hoje é um profissional de sucesso. Estamos falando de João Marcos dos santos Figueiredo, 21 anos de idade, morador da Barra de Caravelas, iniciou suas atividades profissionais como pescador aos 12 anos, com seu pai, mas, segundo o mesmo nunca levou isso muito a sério. “Porque o meu dom era outro.”