segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Marinha do Brasil manda Navio “Cruzeiro do Sul” à região de Abrolhos para coletar novas amostras

Navio é equipado com laboratórios que farão novas análises da água
O Navio Hidroceanográfico (NHo) "Cruzeiro do Sul" vai chegar neste sábado, 16, ao Arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, onde realizará diversas medições e a coleta de novas amostras da água e do fundo do mar da região.

Segundo o Comando do 2º Distrito Naval, o navio vai dar continuidade aos trabalhos de monitoramento e análise, iniciados no último dia 10, quando pesquisadores do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) realizaram as primeiras coletas de amostras na área. Após verificarem manchas amareladas no mar, o IEAPM vai verificar se possuem alguma relação com a lama formada a partir dos rejeitos de minérios que vazaram das barragens situadas em Mariana-MG, após acidente ocorrido em novembro de 2015, ou se são motivadas por outros fatores.

Equipado com laboratórios, equipamentos e sensores destinados à pesquisa, coleta e processamento de dados, o "Cruzeiro do Sul" possibilitará o estudo de diversos parâmetros oceanográficos em toda a extensão do Arquipélago, de forma a contribuir com o  trabalho de monitoramento das condições ambientais na região.

FONTE: A Tarde. Texto completo disponível também aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário