quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Monitoramento da USP revela presença de poluentes no organismo de aves marinhas

Pesquisa foca no estudo da presença de contaminantes químicos no organismo de animais do topo da cadeia alimentar em ilhas oceânicas brasileiras

O pesquisador Patrick Simões Dias do Instituto Oceanográfico da USP (IO) se dedicou a acompanhar a existência Poluentes Orgânicos no organismo de aves marinhas de algumas ilhas brasileiras para entender como e se esses poluentes chegam a regiões mais isoladas, como eles se distribuem ao longo da cadeia trófica e compreender como os hábitos de vida desses animais influencia no perfil bioacumulativo dos poluentes.

O estudo foi realizado através de análises químicas de Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) encontrados no fígado de cinco aves marítimas típicas de ilhas oceânicas brasileiras, encontradas mortas nas ilhas do Arquipélago de Trindade e Martim Vaz e na Reserva Biológica do Atol das Rocas. A partir desse processo foi feita uma observação de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio, que também evidenciou hábitos migratórios e de alimentação dessas aves.

Patrick ressalta que a partir dessas análises seria possível, de modo geral, conhecer e prever como os contaminantes podem se distribuir e dispersar ao longo dos territórios, “mesmo em regiões onde não existe influência ou aporte direto desses tipos de poluentes”, explica o pesquisador. 

De acordo com o levantado, as áreas estudadas despertam um grande interesse em termos econômicos e ambientais para o país. Patrick ressalta que são áreas que possuem um grande potencial de recursos pesqueiros, minerais, tecnológicos e estratégicos para o Brasil, portanto, a compreensão dos fenômenos que podem estar impactando ou que podem potencialmente impactar a biodiversidade dessas regiões é de extrema importância para a ideal gerência pelo país.

FONTE: Originalmente publicado em: Agência Universitária de Notícias. Ano 49. Nº 15. 18/02/2016, texto completo disponível também aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário