segunda-feira, 25 de abril de 2016

Realizada a 1ª Feira de Educação Ambiental em Caravelas

No 19 de abril, a Embasa realizou a  1ª Feira de Educação Ambiental com o tema “Água, Atitude Hoje, Beneficio Amanhã”. O evento aconteceu no calçadão da Praça Teófilo Otoni, organizado através de articulação entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Instituto Baleia Jubarte, ICMBIO, AMPAC e o Movimento Cultural Arte Manha.
Realizada a 1ª Feira de Educação Ambiental em Caravelas

A ação teve como objetivo sensibilizar e informar a comunidade sobre as questões ambientais locais, destacando boas práticas na perspectiva da sustentabilidade ambiental. Durante o evento, foi possível obter orientações sobre Sistema de Esgotamento Sanitário que está sendo implantado  em Caravelas, saúde da mulher, do homem e do idoso, dengue, chikungunya e zika, entre outros temas.

De acordo com a Assistente Social, Luciana Requião, a ação contribuiu para a integração do Projeto de Trabalho Social com os outros projetos desenvolvidos no município, na busca de gerar mudanças de valores e a melhoria de qualidade de vida da população. A 1ª Feira de Educação Ambiental de Caravelas contou com a participação das escolas Almir Santana, Creche Casulo Sossego da Mamãe, Banda Marcial do Colégio Estadual Polivalente.
Uma estrutura com tendas foi montada no calçadão da Praça Teófilo Otoni , onde durante todo o dia foram desenvolvidas ações de recreação e divulgação dos serviços do meio ambiente, distribuição de panfletos, entre outras atividades. A Secretaria Municipal de Saúde participou da 1ª Feira de Educação Ambiental com a equipe do Samu 192 que prestou  vários atendimentos. Uma equipe fez vários esclarecimentos referentes à Atenção Básica que é a  atenção primária em saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
 feirad2
O serviço de coleta de lixo foi um dos destaques da feira. Uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente possibilitou o recolhimento de lixo que agora será reciclado.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fábio Negrão a 1ª Feira de Educação Ambiental alcançou os objetivos esperados. “Alcançamos o objetivo que era levar as informações de conscientização e também divulgar os serviços referentes ao meio ambiente disponíveis na prefeitura. O envolvimento da comunidade e das escolas também foi um ponto bastante positivo”, destacou. 

(Com informações de Osmar Guarnelles)
 Fonte: Teixeira News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário