segunda-feira, 13 de junho de 2016

Caravelas busca assessoria para melhorar alimentação e nutrição escolar

 contad
Na tarde desta sexta-feira (10/06), representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Agricultura, em Caravelas, reuniram-se com os representantes do CECANE – Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFBA – Universidade Federal da Bahia, para uma apresentação da equipe que promoverá um trabalho de qualificação na melhoria da alimentação e nutrição escolar no município de Caravelas.
O CECANE em uma semana prestará assessoria para uma melhor execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), inclusive propondo a sensibilização para implantação do Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM-PNAE). Além disso, a equipe irá avaliar em que estágio estará a aquisição de gêneros da agricultura familiar, quais as dificuldades e como facilitar este processo.
A assessoria técnica do CECANE ficará no município de Caravelas até a próxima sexta-feira, dia 17 de junho, visitando as Escolas Públicas para verificar a estrutura física e as condições da merenda escolar. O CECANE vai desenvolver diversas atividades com os vários atores e em vários setores da Secretaria de Educação num processo direto com os nutricionistas, conselheiros, merendeiras, diretores de escola, visando a melhor execução do programa no município.
Conforme Lívia Santos e Rosei França, agentes do CECANE, o objetivo é verificar como está a inclusão da agricultura familiar, uma vez que os alunos precisam de uma alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes sem agrotóxicos. “Todos os municípios do Brasil recebem esses recursos para a alimentação e formamos esse convênio para prestar apoio técnico e operacional”, informou Lívia.
Em relação ao encontro, o secretário municipal de Educação de Caravelas, Aristóteles da Conceição Almeida de Farias, disse que esta parceria entre a equipe do CECANE com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é de grande importância para os municípios e de grande valor para Caravelas.
“E, mais importante ainda, é essa participação da Secretaria de Agricultura e de representantes de associações e do Conselho de Alimentação Escolar, pois pelo menos 30% da merenda escolar devem ser adquiridas da agricultura familiar e, neste caso, temos que incentivar ainda mais essa prática no nosso município de Caravelas”, disse o secretário Aristóteles Farias. (Por Osmar Guarnelles).

Fonte: Teixeira News

Nenhum comentário:

Postar um comentário